Sé de Silves, Castelo de Paderne, Alcalar, Milreu e Fortaleza de Sagres recebem 4,3 milhões de obras

Obras na Sé de Silves, Castelo de Paderne, Monumento Megalíticos de Alcalar, Ruínas Romanas de Milreu e Fortaleza de Sagres […]

Obras na Sé de Silves, Castelo de Paderne, Monumento Megalíticos de Alcalar, Ruínas Romanas de Milreu e Fortaleza de Sagres são as cinco candidaturas apresentadas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, que acabam de ser aprovadas pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

Ao todo, estas cinco intervenções representam um investimento total de perto de 4,3 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões são investimento nacional e privado.

Assim, segundo informa a Direção Regional de Cultura (DRCAlg), na Torre Albarrã e Muralhas do Castelo de Paderne vai avançar o projeto de Conservação e Restauro dos Módulos de Taipa Almóada, enquanto para a Sé de Silves se prevê uma intervenção de Conservação e Restauro no Portal Principal.

Nos Monumento Megalíticos de Alcalar (Portimão), serão feitas obras de reabilitação do Monumento 9 e da área envolvente.

As Ruínas Romanas de Milreu (Estoi, Faro), por seu lado, serão alvo de um programa de Conservação e Requalificação e na Fortaleza de Sagres a verba destina-se à instalação do Centro Expositivo Multimédia dos Descobrimentos Portugueses.

Ruínas romanas de Milreu

A DRCAlg considera que a aprovação destas candidaturas vem «recompensar o esforço da pequena equipa de trabalho» daquela Direção Regional, que «tem colocado todos os esforços na angariação de financiamentos para a salvaguarda e valorização do património classificado que lhe está afeto».

A DRCAlg revela ainda que integra «outras candidaturas conjuntas em que a dimensão imaterial assume particular relevância» e cuja apreciação está a decorrer, como é o caso da “Semana Cultural dedicada aos Lugares de Globalização”, com a Associação Vicentina, estando a preparar também uma «candidatura conjunta com vários parceiros da região, sob a égide da salvaguarda e valorização da Dieta Mediterrânica».

«Cientes que as necessidades ultrapassam sempre as disponibilidades, temos vindo anualmente a harmonizar as necessidades de intervenção no património e a identificar prioridades, certos de que a competitividade do território do Algarve está também relacionada com os recursos culturais e patrimoniais, e com a capacidade das várias entidades públicas criarem sinergias de investimento nestes domínios», acrescenta a DRCAlg.

A propósito das cinco candidaturas agora aprovadas pelo CRESC Algarve2020, no âmbito dos investimentos destinados à Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural e Natural (PI-6.3, Eixo Prioritário 4 – Reforçar a Competitividade do Território), a Direção Regional sublinha que «a preservação, reabilitação e valorização do património cultural têm significativa relevância para a promoção e afirmação da identidade cultural da região do Algarve».

«Conservar e restaurar o património implica a utilização adequada de práticas e métodos de trabalho em constante evolução para legar às gerações vindouras a nossa história», práticas e métodos que serão agora permitidos pelas verbas constantes dos projetos aprovados.

 

Comentários

pub