Contentor com donativos dos algarvios já chegou aos refugiados na ilha grega de Lesbos

O contentor com os donativos para os refugiados recolhidos pela campanha “Algarve pela Vida” já chegou no dia 27 de […]

Contentor do Algarve chega a Lesbos_3 (Custom)O contentor com os donativos para os refugiados recolhidos pela campanha “Algarve pela Vida” já chegou no dia 27 de Fevereiro ao porto de Mitilene, na ilha de Lesbos, confirmaram os parceiros locais do grupo algarvio, as organizações RefuGEN e PIKPA.

«Por acaso, chegou no mesmo dia em que, em 157 países e 28 cidades do mundo, participámos na Marcha Europeia pelo Direito dos Refugiados. A campanha “Algarve pela Vida” participou com um pequeno grupo em Lagos», disse Michaela Preiss, uma das organizadoras, ao Sul Informação.

«A nossa pequena ajuda chegou em muito boa altura, já que continuam a chegar refugiados a Lesbos e há ainda milhares retidos na Grécia. Os voluntários no local estão cheios de trabalho…», acrescentou.

Michaela faz ainda questão de salientar a ajuda da empresa marítima grega ARKAS Hellas SA, já que não só «nos poupou quase 1600 euros», por não ter cobrado o transporte entre os portos helénicos de Pireu e Mitilene, «mas fez um trabalho extraordinário e muito profissional. Só na quinta-feira passada, de tarde, receberam todos os documentos para a alfândega e sábado o contentor já estava no destino. Nunca vi tanta rapidez».

A própria companhia fez questão de tirar fotos do transporte e da chegada do contentor enviado pelo Algarve.

Algarve pela Vida _ ConviteEntretanto, Fernando Ildefonso, professor de Filosofia da Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, e um dos ativistas da campanha, vai dar o seu testemunho amanhã, dia 3, às 17h00, durante o seminário «Algarve pela Vida», promovido pela Universidade do Algarve no auditório Teresa Gamito, no Campus de Gambelas, Faro.

Além deste professor, vão dar o seu testemunho duas voluntárias que estiveram a trabalhar num campo de refugiados em Lesbos, bem como o estudante sírio Mohamed Tarek Saied, que o Sul Informação já entrevistou em exclusivo.

Os promotores da campanha «Algarve pela Vida» recordam que, «durante o mês de janeiro, os Bombeiros Voluntários de Lagos, a Cruz Vermelha de Lagos e a Junta de Freguesia São Gonçalo foram importantes parceiros estratégicos neste desafio. Nas várias sessões de trabalho de triagem e empacotamento das doações, contámos com a participação enérgica de cerca de quarenta voluntários».

Esta campanha nasceu a partir da iniciativa de sensibilização da comunidade alemã em Aljezur para acolher refugiados, lançada por Raban von Mentzingen, em setembro passado.

Essa intenção não se concretizou e «a vontade de receber famílias foi transformada em angariação de roupas».
Segundo explica a plataforma, «a comunidade alemã e a Escola Internacional de Aljezur mobilizaram então muitas famílias e recolheram um grande volume de doações. De seguida, o Banco de Voluntariado Juvenil da Escola Secundária Gil Eanes de Lagos aderiu a esse movimento e intensificou a recolha de doações».

Contentor do Algarve chega a Lesbos_4 (Custom)
O contentor do Algarve já chegou a Lesbos

Em dezembro, «foram feitas várias tentativas de encontrar um parceiro local disponível e com capacidade para receber e canalizar as doações de produtos. Também procedemos a contactos nos Balcãs e até nos campos de refugiados no Líbano», acrescenta a “Algarve pela Vida”.

No entanto, «tudo se revelava difícil, dispendioso e incerto, até que foi possível localizar, na ilha de Lesbos, na Grécia, a RefuGEN e a PIKPA/“All Together” Village».

Por seu lado, a Cruz Vermelha de Lagos cedeu a conta bancária para angariação de donativos monetários, que permitiu «angariar os fundos suficientes para o pagamento do transporte marítimo do contentor».

 

 

Comentários

pub