Donativos algarvios para os refugiados já seguiram em contentor para a Grécia (com fotos)

Os donativos recolhidos pela campanha “Algarve pela Vida”, destinados aos campos de refugiados na ilha de Lesbos, na Grécia, já […]

A carregar
A carregar

Os donativos recolhidos pela campanha “Algarve pela Vida”, destinados aos campos de refugiados na ilha de Lesbos, na Grécia, já foram carregados ontem, quarta-feira, num contentor, para seguirem de camião entre Lagos e Setúbal e daí, por via marítima, para o porto de grego de Pireu, perto de Atenas.

Os voluntários que participaram na campanha de recolha de donativos – roupas de inverno, calçado, cobertores e mantas, brinquedos – estiveram ontem durante toda a manhã, num armazém junto às antigas piscinas dos Bombeiros Voluntários de Lagos, a carregar as caixas para as acondicionar no contentor.

Além dos donativos em géneros feitos pelas populações de Aljezur, Lagos, Monchique, Odemira e Mexilhoeira Grande, a iniciativa recolheu ainda cerca de 2500 euros, que serão gastos no pagamento do transporte do contentor, entre Portugal e a Grécia. De Pireu para o porto de Mitilene, na ilha de Lesbos, o transporte será feito de forma gratuita pela empresa grega ARKAS Hellas SA. Esta empresa vai assegurar a entrega do contentor aos parceiros locais do grupo “Algarve pela Vida”, os grupos RefuGEN e PIKPA/“All Together” Village.

Os promotores da iniciativa recordam que, «durante o mês de janeiro, os Bombeiros Voluntários de Lagos, a Cruz Vermelha de Lagos e a Junta de Freguesia São Gonçalo foram importantes parceiros estratégicos neste desafio. Nas várias sessões de trabalho de triagem e empacotamento das doações, contámos com a participação enérgica de cerca de quarenta voluntários».

Grupo de voluntários que ajudou a carregar o contentor
Grupo de voluntários que ajudou a carregar o contentor

Esta campanha nasceu a partir da iniciativa de sensibilização da comunidade alemã em Aljezur para acolher refugiados, lançada por Raban von Mentzingen, em setembro passado.

Essa intenção não se concretizou e «a vontade de receber famílias foi transformada em angariação de roupas».

Segundo explica a plataforma, «a comunidade alemã e a Escola Internacional de Aljezur mobilizaram então muitas famílias e recolheram um grande volume de doações. De seguida, o Banco de Voluntariado Juvenil da Escola Secundária Gil Eanes de Lagos aderiu a esse movimento e intensificou a recolha de doações».

Em dezembro, «foram feitas várias tentativas de encontrar um parceiro local disponível e com capacidade para receber e canalizar as doações de produtos. Também procedemos a contactos nos Balcãs e até nos campos de refugiados no Líbano», acrescenta a “Algarve pela Vida”.

No entanto, «tudo se revelava difícil, dispendioso e incerto, até que foi possível localizar, na ilha de Lesbos, na Grécia, a RefuGEN e a PIKPA/“All Together” Village».

Por seu lado, a Cruz Vermelha de Lagos cedeu a conta bancária para angariação de donativos monetários, que permitiu «angariar os fundos suficientes para o pagamento do transporte marítimo do contentor».

Comentários

pub