Quem quer “adotar” uma rotunda em Portimão?

A Câmara Municipal de Portimão acaba de lançar um procedimento inovador para que empresas, pessoas privadas ou associações possam “adotar” […]

Rotunda do modelo_portimãoA Câmara Municipal de Portimão acaba de lançar um procedimento inovador para que empresas, pessoas privadas ou associações possam “adotar” uma das cerca de 30 rotundas existentes no concelho, garantindo assim a sua manutenção.

Em contrapartida, as entidades que, pelo prazo de um ano, assumirem a manutenção daquele espaço poderão promover aí a publicidade da sua empresa ou marca.

A presidente da Câmara Isilda Gomes, em declarações ao Sul Informação, disse que a atribuição destas rotundas a quem se candidatar será feita «através de um concurso público, para que não haja dúvidas e tudo fique claro e transparente». As candidaturas, acrescentou, serão depois avaliadas por um júri.

A autarca revelou que «já há empresas interessadas e em alguns casos há rotundas com dois ou mais interessados». Um interesse que, na opinião de Isilda Gomes, não é de admirar, uma vez que «as rotundas são locais de passagem obrigatória e de muito movimento».

Entre as que poderão suscitar mais interesse, Isilda Gomes destacou «todas as rotundas ao longo da V3 e da V6».

Rotundas PortimãoTendo em conta as restrições quanto à colocação de publicidade em rotundas e cruzamentos, a presidente da Câmara assegurou que as entidades que ficarem responsáveis pela manutenção dos espaços irão apenas colocar «pequenas placas, com o nome da empresa ou a marca», não pondo em causa a segurança rodoviária.

«No fundo, em vez de ter lá o nome da rotunda, passará a ser a rotunda do Hotel A ou do Hotel B. Será assim que estes espaços passarão a ser conhecidos no futuro», garantiu.

E como surgiu a ideia? Isilda Gomes assume que, devido às conhecidas dificuldades financeiras da Câmara de Portimão, as rotundas têm estado um pouco votadas ao abandono.

«Uma vez estava a falar com um empresário da terra, que me disse que as rotundas precisavam de manutenção. Eu respondi: pois precisam, mas nós não temos dinheiro. E esse empresário lançou a ideia: porque é que vocês não pensam em entregar as rotundas a empresas, para que elas assumam essa manutenção? Eu achei a ideia muito boa. Pedimos a uma arquiteta paisagista da Câmara que trabalhasse o assunto e agora aí está este procedimento inovador», explicou a autarca.

Todas as propostas para o concurso destinado à atribuição dos Contratos Patrocínio relativos à manutenção de rotundas deverão dar entrada na Câmara Municipal de Portimão até ao dia 29 de fevereiro.

As condições de Participação e as condições formais e técnicas estão disponíveis para consulta dos interessados em http://cm-portimao.pt/index.php/autarquia/rotundas e no Departamento de Obras, Gestão Urbanística, Ambiente Urbano, Trânsito e Manutenção – Divisão de Ambiente Urbano da Câmara Municipal de Portimão, na Praça 1ª de Maio, com o número de telefone 282480412, onde podem ser examinados ou solicitados quaisquer esclarecimentos, das 9h00 às 13h00h e das 14h00 às 17h00.

Comentários

pub