Projeto IKTIMED começa hoje a lançar sementes de colaboração empresarial na Exposinergia

A Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, vai procurar promover a colaboração […]

A Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, vai procurar promover a colaboração entre empresas do Algarve, com o apoio do projeto europeu IKTIMED. A «reunião zero» entre as empresas algarvias convidadas a criar parcerias vai ter lugar esta sexta-feira na Exposinergia, a decorrer desde ontem no Pavilhão da NERA, em Loulé.

O objetivo principal do IKTIMED – Aumento de Transferência de Conhecimento e Inovação na área do Mediterrâneo, é fortalecer a competitividade das PME do Sul da Europa, promovendo uma nova parceria público-privada de apoio à inovação.

No Algarve, o CRIA apostou em «desenvolver dois grupos de empresas, nas áreas do turismo e tecnologia e agroalimentar, para que surjam projetos colaborativos entre empresas destes setores», revelou ao Sul Informação João Amaro, o animador das cinco reuniões entre empresários algarvios já previstas.

No fundo, o parceiro público do IKTIMED, a Universidade do Algarve, vai procurar colocar os parceiros privados «a conversar», para estimular a cooperação entre as empresas.

«Na Exposinergia será dado o pontapé de saída, vamos realizar a reunião zero. Este encontro serve para os parceiros se conhecerem, para que na próxima reunião venham já com ideias concretas de projetos de colaboração», explicou.

Para a reunião de hoje, João Amaro e Jorge Graça, os animadores das reuniões, endereçaram convites a dez empresas por cada uma das áreas. Um grupo inicial que poderá ser alargado no futuro, depois de o IKTIMED estar «consolidado a nível regional».

A cooperação a nível europeu é outro objetivo e o CRIA já colocou empresas algarvias a conversar com congéneres de outros países da bacia do Mediterrâneo. «Esta semana levámos cinco empresas a um encontro em Barcelona, onde já puderam trocar impressões e contactos», disse João Amaro.

As empresas escolhidas para integrar o grupo inicial do IKTIMED são organizações com «gente mais qualificada, rotinada em projetos colaborativos». Produtores de Flor de Sal, empresas de turismo ambiental e criadores de aplicações informáticas para o turismo cultural são exemplos dos negócios convidados.

 

CRIA apresenta vasto programa na ExpoSinergia

O lançamento do IKTIMED é apenas uma das muitas iniciativas que a Universidade do Algarve, através do CRIA, vai dinamizar na primeira Feira de Cooperação Empresarial do Sul.

Hoje e amanhã, alguns dos principais resultados, ferramentas de empreendedorismo e casos de boas práticas em matéria de inovação empresarial dos projetos europeus, MEDTECHNOPOLIS, ICS e CREA NET 2.0, para além do IKTIMED, estarão presentes nas várias sessões do programa do CRIA, que pode ser conhecido no site da instituição.

Um programa com vários seminários dedicados ao Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, pensado «no sentido de criar um ambiente propício ao encontro de sinergias, promover uma economia regional mais competitiva e capaz de dar resposta aos atuais desafios do mercado».

Para além das temáticas dos projetos, destaca-se a Mesa de Encontro da próxima sexta-feira: “Plataforma Golfe – Olhar para o Futuro”, promovida pela Plataforma Golfe em parceria com o CREA NET 2.0, que tem lugar hoje, às 10h30, na sala de reuniões do NERA.

Este momento pretende proporcionar um encontro entre especialistas em golfe e todos os potenciais interessados pelo tema. Os principais pontos desta sessão focam-se no lançamento dos primeiros alicerces para a 2014 European Turgrass Society International Conference, na identificação das oportunidades de financiamento no âmbito do QREN e, ainda, na formação e acreditação profissional de Greenkeepers.

«Todos os projetos estão focados em áreas de atuação diferentes, contudo, importantes aos desafios da atualidade. Nomeadamente, o projeto ICS, que pretende promover a construção de um sistema cooperativo mediterrânico (sábado, 11 horas); o CREA NET 2.0 (sábado, 16 horas), que visa a promoção do empreendedorismo e criatividade empresarial e, ainda, o IKTIMED, que se focou no desenvolvimento de comunidades de inovação no setor do Turismo e Agroalimentar», revelou o CRIA numa Nota de Imprensa.

As sessões destinam-se a empresários, empreendedores e público em geral.

Comentários

pub