Tradição dos Maios volta ao concelho de Olhão

A tradição de expor os Maios, bonecos que surpreendem, assustam e satirizam, vai acontecer um pouco por todo o concelho, […]

A tradição de expor os Maios, bonecos que surpreendem, assustam e satirizam, vai acontecer um pouco por todo o concelho, em especial entre Bias do Sul, Alfândanga, Brancanes e Quelfes, na próxima quinta-feira, 1º de Maio.

No 1º de maio, era tradição celebrar-se a primavera e o rito da fertilidade de um novo ciclo da natureza bem como o início de um novo ano agrícola. A partir de 1974, começou-se a celebrar em Portugal, o dia dos trabalhadores.

O concelho de Olhão tem uma tradição com 30 anos, que atrai bastantes visitantes a Bias do Sul , Alfândaga e Quelfes para visitarem, em tamanho real bonecos, que simbolizam uma profissão ou uma arte, vestidos com roupa e sapatos e que são colocados na madrugada de 30 de abril e retirados na noite de 1 de maio, pretendem retratar cenas da vida real, satirizar, ou mesmo relatar saudavelmente o quotidiano, os Maios.

O Futebol Clube de Bias e a Associação Dica oferecem prémios simbólicos para os melhores Maios, exibindo em Bias do Sul, Alfândanga, Brancanes e Quelfes, os trabalhos realizados pelos habitantes do concelho.

As flores da primavera, os bonecos e as quadras, são motivo suficiente para redescobrir a tradição e dar boas vindas à primavera. Atreva-se e conheça o que o Município lhe oferece!

Comentários

pub