Chuva e trovoada no Domingo de Páscoa

Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Centro e Sul, podendo ser fortes, persistentes e acompanhados de trovoada […]

Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Centro e Sul, podendo ser fortes, persistentes e acompanhados de trovoada na região Sul é a previsão – já confirmada – do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este Domingo de Páscoa.

O IPMA prevê ainda que o céu estará geralmente muito nublado, e que diminuirá de nebulosidade, mas só na região Norte, a partir do final da tarde.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado (25 a 35 km/h) do quadrante sul na região Sul, em especial no litoral.

Poderá mesmo haver queda de neve acima dos 1400/1600 metros. Pequena descida da temperatura mínima.

Devido a estas previsões, o IPMA colocou oito distritos do Continente, nomeadamente Faro, Beja, Évora e Setúbal, sob aviso Amarelo.

Ou seja, um dia em que os fiéis participantes na Festa das Tochas, em São Brás de Alportel, verão os limites da sua devoção testados pela chuva e pelo mau tempo. Mas isso são coisas a que já estão habituados, já que nem sempre a Páscoa no Algarve é solarenga.

Quanto ao estado do mar, na costa Ocidental a sul do cabo Raso, haverá  ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros, passando gradualmente a ondas de sudoeste, e aumentando para 1,5 a 2 metros a sul de Sines (Temperatura da água do mar: 15/16ºC).

Na costa Sul, as ondas de sudoeste terão 1 a 1,5 metros, aumentando para 1,5 a 2 metros (temperatura da água do mar: 18ºC).

Más perspetivas meteorológicas para o jovem velejador João Pinto, que hoje deverá – se tudo correr bem – completar a sua travessia do Algarve à vela, num veleiro adaptado.

 

Comentários

pub