Vão (re)começar os Passeios de Natureza da LPN/Algarve

A Ria de Alvor é este ano o local escolhido pelo Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da […]

A Ria de Alvor é este ano o local escolhido pelo Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza, para abrir mais um ciclo de passeios de natureza.

Será no sábado, dia 1 de Fevereiro, na véspera do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2. Com a colaboração da associação A Rocha, assinala-se a data com um passeio pedestre na Ria de Alvor, precisamente a zona húmida que deu origem ao núcleo do Algarve da LPN em 1988.

A atividade começa com uma sessão pedagógica de anilhagem de aves, às 9h00, na Cruzinha, a sede de A Rocha, quase à beira da Ria de Alvor e perto da Mexilhoeira Grande. Segue-se um percurso curto e fácil de cerca de cinco quilómetros, onde poderá haver muita lama.

Considerada a terceira zona húmida mais importante do Algarve, a Ria de Alvor, localizada entre Portimão e Lagos, forma um complexo sistema estuarino protegido das ondas do mar por duas línguas de areia. Influenciada pelo ritmo das marés, a laguna costeira e as várias manchas de sapal, suportam uma rica diversidade biológica, de que se destacam as centenas de aves aquáticas que regularmente aqui fazem escala.

Os projetos urbano-turísticos de grande envergadura continuam a ser uma ameaça à integridade dos valores naturais e culturais presentes.

As inscrições devem ser feitas até às 12h00 de amanhã, 30 de janeiro (quinta-feira), para o email [email protected] (indicando nome, data de nascimento, nº de BI, CC ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório).

Comentários

pub