Marlon vence na Praia da Rocha última etapa do Circuito de Surf do Algarve

Marlon Lipke venceu a última etapa do Circuito de Surf do Algarve 2013 na categoria Open, disputada 21 e 22 […]

Marlon Lipke venceu a última etapa do Circuito de Surf do Algarve 2013 na categoria Open, disputada 21 e 22 de Dezembro em Portimão.

O atleta de Lagos, inscrito pelo Clube de Surf de Faro, confirmou seu estatuto de cabeça de cartaz nesta prova e impôs-se à concorrência forte de diversos competidores de dimensão internacional, que proporcionaram um autêntico espetáculo de surf na Praia da Rocha.

Francisco Duarte venceu a final Sub-16 e renovou o seu título de campeão do circuito nesta categoria.

Francisco Duarte

Francisco Canelas, ainda que derrotado de primeira nesta prova, beneficiou da eliminação dos seus mais diretos adversários no ‘ranking’ e sagrou-se campeão Open do circuito.

O Circuito de Surf do Algarve 2013 fechou, assim, com uma prova de luxo na Praia da Rocha, organizada pela escola de surf Playsurf e Iate Clube Marina de Portimão, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, restaurante L’Angolo (Alvor) e loja Guys&Dolls.

Com ondas de metro e meio no set, ainda que a fecharem um pouco e com ligeiro vento offshore, a Praia da Rocha vestiu-se de gala para receber um elenco de luxo do surf nacional, incluindo dois ex-WCT (Marlon Lipke e Pedro Henrique) e profissionais com Eduardo Fernandes, Joackim Guichard e Miguel Mouzinho.

Miguel Mouzinho

No primeiro dia, tinha já ficado resolvida a competição nas categorias Longboard, Feminino, Sub-14 e Sub-12.

No segundo dia de prova, a jornada foi toda dedicada às fases finais do Open, excetuando a final de Sub-16, disputada pelos melhores esperanças algarvios da atualidade: Francisco Duarte, Martim Magalhães, Jakob Lilienweiss e José Montez.

Bastante concentrado e com visíveis melhorias técnicas no ataque ao crítico da onda, fruto do treino iniciado esta época na Surftechnique, Francisco Duarte assumiu o favoritismo e venceu uma muito bem disputada final Sub-16.

Henrique Poucochinho

Francisco Duarte ainda lutava pelo título Open, para o qual precisava de um terceiro lugar na prova, mas foi eliminado nos quartos-de-final, ainda que não tenha concordado com o julgamento.

Depois de, no dia anterior, os dois mais fortes candidatos ao título – Francisco Canelas (líder) e Paulo Alcobia (vice-líder) – terem sido eliminados de primeira, também Tomás Alcobia ficou com hipóteses de conquistar o título Open no circuito, mas precisava de vencer a prova.

O atleta de Lagos foi eliminado nas meias-finais e Francisco Canelas festejou fora de água a conquista do título.

A fase final da etapa Open disputada no dia 22 na Praia da Rocha foi uma autêntica luta de titãs. A exuberância de Pedro Henrique, sempre emocionante nas ondas e a mostrar porque já foi campeão do Mundo júnior, não foi suficiente para passar da meia-final.

Já na final, Joackim Guichard (vencedor da 2ª Etapa, na Praia da Cordoama, em Maio) deu espetáculo, e Eduardo Fernandes (vencedor desta prova em 2012) chegou a fazer um vistoso aéreo, mas foi o duelo entre os amigos Miguel Mouzinho e Marlon Lipke que verdadeiramente marcou a jornada de surf em Portimão.

Mouzinho apresentou-se nesta prova já sem hipótese de renovar o título que conquistou quatro vezes consecutivas neste circuito. Sobrava ao atleta de Lagos divertir-se nas ondas e treinar em ambiente de competição com atletas de topo.

Guilherme Ribeiro

Venceu um primeiro duelo com Marlon Lipke nas meias-finais, mas perdeu para o seu amigo na final, numa disputa tão apertada que talvez lhe fosse favorável se não tivesse caído na última onda.

Marlon Lipke, ainda que a acusar algum cansaço devido ao atual regime de treinos de quatro horas diárias, venceu esta última etapa do Circuito de Surf do Algarve 2013, a única em que participou.

Sempre seguro nas suas baterias, sem arriscar muito e cirúrgico na necessidade de pontuar, Marlon mostrou toda a sua experiência competitiva e nível técnico superior vencendo com toda a justiça.

Trata-se de um atleta que venceu a última etapa da Liga Moche e percorre o circuito WQS, bem como, conforme disse ao Swell-Algarve, um atleta que tem um único objetivo para a próxima época: “Quero qualificar-me para o WCT”.

Maísa Trindade (Portimão)

O Circuito de Surf do Algarve 2014 começa já daqui a duas semanas, nos dias 4 e 5 de Janeiro, na Praia de Faro, numa prova que vai incluir também uma etapa do nacional de Longboard.

O Circuito de Surf do Algarve 2014 começa mais cedo e acaba mais cedo, ensaiando o novo calendário em que poderá assentar no futuro a qualificação para o nacional de surf através dos circuitos regionais.

Não será já em 2014, mas o Circuito de Surf do Algarve preparou-se para a mudança e alterou o seu calendário. Assim, a 1º Etapa em 2014 será disputada logo em Janeiro (dias 4 e 5) em Faro, a 2ª em Fevereiro (Quarteira), a 3ª em Março (Praia da Rocha) e a 4ª em Maio (Praia do Amado).

 

Finais da 4ª Etapa (Praia da Rocha) – Circuito de Surf do Algarve 2013

 

Pico perfeito

Open
1. Marlon Lipke (Lagos, CSFaro)
2. Miguel Mouzinho (Lagos)
3. Eduardo Fernandes (Carcavelos)
4. Joackim Guichard (Tavira)

Sub-16
1. Francisco Duarte (Portimão) – campeão 2013
2. Jakob Lilienweiss (Tavira)
3. Martim Magalhães (Portimão)
4. José Montez (Portimão)

Sub-14
1. Guilherme Ribeiro (Caparica) – campeão 2013
2. Bruno Gregório (Quarteira)
3. Tomás Ribeiro (Caparica)
4. Miguel Braga

Sub-12
1. Guilherme Ribeiro (Caparica) – campeão 2013
2. Henrique Poucochinho (Portimão)
3. Diogo Pereira (Portimão)
4. Michael Pereira (Vilamoura)

Feminino
1. Yolanda Sequeira-Hopkins (Portimão) – campeã 2013
2. Nádia ‘Cachuxa’ Reis (Portimão)
3. Inês Martins (Faro)
4. Maísa Trindade (Portimão)

Longboard
1. Manuel ‘Necas’ Mestre (Faro)
2. Luís Esteves (Faro) – campeão 2013
3. Inês Martins (Faro)

 

Texto e fotos: Paulo Marcelino

 

 

 

 

Comentários

pub