Águas do Algarve investe 2,3 milhões para construir 4 estações elevatórias de esgotos

A empresa Águas do Algarve SA vai investir mais de 2,3 milhões de euros na construção das Estações Elevatórias EE5, […]

A empresa Águas do Algarve SA vai investir mais de 2,3 milhões de euros na construção das Estações Elevatórias EE5, EE7, EE8 e EE8 do Sistema de Águas Residuais de Albufeira, Lagoa e Silves.

O contrato de empreitada foi assinado no dia 30 de agosto, tendo a obra sido adjudicada à empresa CME SA, pelo valor de 2.344.911,75 euros, e com um prazo de execução de 365 dias.

Segundo informação da AdA, esta empreitada «englobará a execução de um conjunto de quatro estações elevatórias de águas residuais (EEAR) e respetivas ligações ao sistema já construído, as quais farão parte integrante do Sistema de Águas Residuais de Albufeira, Lagoa e Silves, atualmente em funcionamento».

Os efluentes gerados nas novas Estações Elevatórias serão encaminhados para tratamento na ETAR de Albufeira Poente.

A empresa Águas do Algarve diz que estes investimentos se inserem «numa estratégia continuada e de total empenho na melhoria significativa dos efluentes domésticos, meios recetores e águas balneares, e consequentemente no reforço da qualidade de vida de toda a população algarvia».

 

Quais as obras que vão avançar?

>>>>Estação Elevatória EE5 – a construir em Armação de Pêra, possuirá uma capacidade instalada de 350 litros por segundo, procedendo à elevação quer das águas residuais provenientes da Estação Elevatória EE6 (já construída), quer da rede de drenagem de Armação de Pêra e ainda dos lugares drenados pelo Emissário de Vale de Lousas e pelo prolongamento do coletor DN630), para a estação elevatória EE4 (Final) e a qual por sua vez os endossará para tratamento na ETAR de Albufeira Poente.

>>>>Estação Elevatória EE7 – a construir no interior do Empreendimento Turístico Amendoeiras Golf Resort, possuirá uma capacidade instalada de 42litros por segundo, assegurando a condução dos efluentes provenientes dos Emissário da Fontes da Matosa e Poço Frito e do empreendimento turístico atrás citado.

A Ada Salienta a importância desta infraestrutura por «permitir o funcionamento da rede de drenagem de águas residuais “em baixa” já construída pelo Município de Silves, a qual presentemente já se encontra ligada aos Emissários atrás referidos, aumentando desta forma o número de habitantes servidos por rede de drenagem de águas residuais».

>>>>Estação Elevatória EE8 – a construir em Montes Raposos, possuirá uma capacidade instalada de 78 litros por segundo, assegurando a condução quer dos efluentes provenientes da Estação Elevatória EE7, quer dos que afluem atualmente à elevatória municipal existente em Montes Raposos e ainda, em termos futuros, com a inativação da ETAR de Algoz, os caudais que a esta afluem atualmente, bem como os efluentes gerados entre Algoz e Montes Raposos (incluindo Vale de Margem).

>>>>Estação Elevatória EE9 – a construir em Pêra, possuirá uma capacidade instalada, numa primeira fase de 45l/s e numa segunda fase de 95 litros por segundo, assegurando a condução as águas residuais geradas na respetiva área de influência (lugares drenados pelo emissário de Alcantarilha, pelo coletor proveniente de Alcantarilha, pelo coletor proveniente de Pêra (secundário), pelo coletor proveniente de Pêra (principal) e pelo coletor afluente à estação elevatória existente, para a estação elevatória EE4 (Final), que os enviará para tratamento na ETAR de Albufeira Poente.

Comentários

pub