Ateliê de costura do Lar de Alcoutim até já vende “sardinhas” para Lisboa

Sardinhas, mas em tecido, feitas por idosas do Lar de Alcoutim nos ateliês de costura promovidos pela instituição estão já […]

Sardinhas, mas em tecido, feitas por idosas do Lar de Alcoutim nos ateliês de costura promovidos pela instituição estão já a ser vendidas para Lisboa.

Por terem autonomia suficiente para elaborar sozinhos os seus trabalhos, os idosos dedicam-se à atividade já todos os dias e têm cada vez mais pedidos de fora.

Segundo a educadora social Vera Afonso, que orienta estes ateliês de costura, a ideia foi aproveitar o saber-fazer das pessoas institucionalizadas, sobretudo das mulheres, que foram ensinadas a costurar, e fazer agora peças diferentes e atuais.

“Neste momento estamos a dar resposta a encomendas que nos têm vindo a fazer e que são elaboradas com toda a dedicação e perfecionismo por mãos de pessoas com idades superiores a 80 anos”, diz Vera Afonso.

A receita conseguida com a venda dos trabalhos de costura é utilizada para a compra de material para elaboração de novos produtos.

Comentários

pub