Portimonense não resistiu ao líder Belenenses e quebra longo ciclo de invencibilidade em casa

O Portimonense perdeu este sábado com o Belenenses por dois a um, num jogo bem disputado no Municipal de Portimão. […]

O Portimonense perdeu este sábado com o Belenenses por dois a um, num jogo bem disputado no Municipal de Portimão. A equipa algarvia acabou assim uma série de jogos sem perder em casa, que durava desde a primeira jornada do atual campeonato, ao não resistir contra o líder destacado da II Liga.

A diferença de pontos na tabela classificativa já era grande, antes da partida e fixou-se em 31 pontos a mais para a equipa lisboeta no final do jogo. E isto em relação a uma equipa que está neste momento na nona posição (à condição), com os mesmo pontos do Porto B, que está em oitavo.

A jogar em casa, o Portimonense demonstrou desde o início que não pretendia ser presa fácil para o Belenenses. O jogo foi, de resto, bastante equilibrado ao nível de ataques, apesar de o Belenenses ter assumido desde cedo o controlo do jogo. Mas a equipa visitante acabou por ser mais objetiva e eficaz frente à baliza.

A primeira grande oportunidade até foi do Portimonense, aos 9 minutos, com Vítor Gonçalves a rematar forte de fora da área, obrigando o guarda-redes Matt Jones a defesa incompleta, seguido de recarga de Anselmo, que voltou a esbarrar no guardião.

A partir daqui e até ao primeiro golo, houve oportunidades para ambos os lados, mas as do Belenenses foram mais claras e o seu futebol era mais pensado.

O Portimonense abdicou quase sempre do ataque organizado e espreitava o contra-ataque sempre que podia, muitas das vezes através de subidas rápidas de Zambujo pela direita.

Aos 39 minutos, o árbitro assinalou grande penalidade contra a equipa da casa, por considerar que Nelsinho derrubou Fredy dentro da área. O mesmo Fredy não perdoou e fez o primeiro golo do jogo.

Lázaro Oliveira reagiu ao golo com a entrada do goleador da equipa Simy ao intervalo. E o nigeriano não precisou de mais de quinze segundos em campo para mostrar ao que vinha. Logo na primeira jogada da segunda parte, obrigou o guarda-redes do Belenenses a defesa apertada. Pouco depois foi Zambujo a tentar de fora da área.

O Portimonense veio com uma boa atitude do balneário, mas viu os seus ânimos refreados com o segundo golo do Belenenses, aos 52 minutos. Na sequência de um livre, Tiago Caeiro colocou o resultado em dois a zero.

A equipa da casa acusou o golo, mas ainda conseguiu o golo de honra, perto do final do jogo, por Simy. Um golo que não chegou para evitar a derrota, mas que se justificou pelas oportunidades que os algarvios conseguiram criar ao longo do jogo.

Com esta derrota, que se segue a um empate com o Benfica B na passada semana no Estádio da Tapadinha em Lisboa, começa a parecer cada vez mais difícil de conseguir o regresso à Liga Zon Sagres, numa altura em que a manutenção na II Liga está praticamente garantida. O segundo lugar (o primeiro será já impossível de alcançar) está a nove pontos e o Portimonense tem um jogo a mais.

Comentários

pub