Bloco de Esquerda pede justificação para desinvestimento da DGArtes no Algarve

A deputada Cecília Honório exigiu explicações do Governo para a disparidade acentuada entre o investimento da Direcção Geral da Artes […]

A deputada Cecília Honório exigiu explicações do Governo para a disparidade acentuada entre o investimento da Direcção Geral da Artes (DGArtes) no Algarve e as restantes regiões do país.

A parlamentar eleita pelo Algarve quer ainda saber como pretende o executivo de Passos Coelho «corrigir assimetrias regionais quando o investimento do Algarve representa o valor mais baixo de sempre».

O pedido de justificação aparece na sequência da resposta do Governo para as explicações exigidas, em novembro do ano passado, sobre a redução de 32,8% e 35,7% do investimento da DGArtes nas regiões do Alentejo e Algarve, respetivamente.

Em reposta, o Governo adianta que a verba alocada tem como previsão a avaliação do tecido cultural regional, a sua diversidade e a necessidade de desenvolvimento com o objetivo de corrigir assimetrias regionais.

«Não se entende, porém, como a afetação de 250 mil euros para todas as candidaturas aos apoios tripartidos na região, o apoio mais baixo de sempre, vão ao encontro de princípios de equidade, equilíbrio regional no investimento e correcção de assimetrias», salienta a deputada do BE.

«Este novo corte de investimento na cultura da região algarvia revela não haver qualquer avaliação do tecido cultural regional e um tratamento casuístico, longe de qualquer tentativa criteriosa de boa gestão de recursos e longe, também, de qualquer tentativa de correção de assimetrias entre regiões», defende ainda Cecília Honório.

Comentários

pub