Requalificação urbana à volta da estação nas Quatro Estradas de Loulé vai avançar

A Câmara Municipal de Loulé aprovou a abertura do concurso público para a execução da obra de requalificação urbana na […]

A Câmara Municipal de Loulé aprovou a abertura do concurso público para a execução da obra de requalificação urbana na área envolvente à estação do caminho-de-ferro de Loulé/Quarteira, nas Quatro Estradas.

A intervenção será realizada ao nível da rede viária, arranjos exteriores e drenagem de águas pluviais, e consiste na requalificação de toda esta área, através da reabilitação dos pavimentos rodoviários e pedonais, do ordenamento do estacionamento e da drenagem superficial das águas pluviais

Esta obra prevê a criação de um novo acesso rodoviário que permitirá a inversão de marcha em condições de segurança, a possibilidade de estacionamento rápido e o acesso aos estabelecimentos de restauração e bebidas existentes.

Em relação ao estacionamento, serão criados os seguintes espaços: espaço adjacente aos edifícios da estação, com quatro lugares de estacionamento de curta duração, possibilitando a entrada e saída dos passageiros e bagagens, dois lugares de estacionamento para veículos destinados a pessoas com mobilidade condicionada e um espaço destinado ao estacionamento de motociclos e outro destinado a bicicletas.

Será ainda criado um espaço junto aos estabelecimentos de restauração e bebidas existentes, com dois lugares de estacionamento de curta duração, um lugar de estacionamento destinado a veículos pesados de mercadorias ou de passageiros, e permitindo também o estacionamento de veículos onde se irão efetuar cargas e descargas, bem como um espaço adjacente à entrada pedonal da estação, com 22 lugares de estacionamento livre para veículos ligeiros, em posição transversal à faixa de rodagem, e três lugares de estacionamento livre para veículos ligeiros, em posição longitudinal à faixa de rodagem.

A pavimentação da faixa de rodagem e dos passeios será redefinida. O arruamento passará a estar servido por uma rede de percursos pedonais, designados como acessíveis, que proporcionam o acesso seguro e confortável das pessoas com mobilidade condicionada.

Tendo em vista a eficácia da drenagem de águas pluviais será criada uma linha de drenagem

Em termos de mobiliário urbano, destaca-se, ao longo do arruamento e num dos passeios, a instalação de bancos.

A obra integra ainda a criação de nova sinalização.

Ponto de chegada e partida para muitas pessoas que visitam o concelho de Loulé e optam pelo comboio como meio de transporte, a Câmara admite que «a estação do caminho-de-ferro de Loulé/Quarteira apresenta atualmente em toda a sua área envolvente claros sinais de degradação, nomeadamente em termos do piso, desordenamento do estacionamento, indefinição de bermas e passeios, o que provoca um conflito entre a circulação viária e o uso pedonal do espaço».

Por isso, sublinha a autarquia, «esta empreitada reveste-se de grande importância em termos da melhoria da imagem de uma das portas de entrada no Concelho de Loulé».

A obra terá um prazo de execução previsto de 180 dias e um custo estimado de 385 mil euros.

Comentários

pub