Centro de Ciência Viva de Faro proporciona observação astronómica na sexta e no sábado

Primeiro, fica-se a conhecer as estrelas, depois descobrir-se-á mais em pormenor aquela que nos é mais próxima, o Sol. O […]

Primeiro, fica-se a conhecer as estrelas, depois descobrir-se-á mais em pormenor aquela que nos é mais próxima, o Sol. O Centro Ciência Viva (CCV) do Algarve, em Faro, sugere para sexta e sábado o seu programa de astronomia mensal, com as iniciativas «Apresentação às Estrelas» e «Descobrindo o Sol».

Na noite de sexta-feira, a partir das 21 horas, a sessão «Apresentação às Estrelas» contempla uma palestra sobre asteroides, seguida de observação astronómica, caso o tempo o permita.

«Na observação astronómica poderemos usar a vista desarmada para identificar constelações, e recorrer a binóculos ou telescópios para observação de objetos do Sistema Solar (planetas, luas, cometas) ou mais longínquos (enxames de estrelas, etc)», Explicou o CCV do Algarve numa nota de imprensa.

A iniciativa «Descobrindo o Sol» terá lugar no dia a seguir, sábado, às 16 horas. «Dentro das possibilidades do estado do tempo e do nosso Sol, poderemos observar em segurança fenómenos na superfície solar (como manchas solares). A atividade inclui ainda algumas demonstrações ou experiências relacionadas com a luz e energia que nos chega do Astro Rei», revela o centro.

A entrada na atividade de sexta-feira à noite custa 1 euro para maiores de 16 anos e é aberta ao público em geral. No caso da iniciativa de sábado, o preço está incluído na estrada no CCV nesse dia.

Comentários

pub