Novo vinho e borrego biológico juntam-se à cabra algarvia na Terra de Maio do Azinhal

Toy e Irmãos Verdade serão os cabeça de cartaz da Feira da Cabra de raça algarvia castromarinense

Um novo vinho, feito de uvas  de uma vinha antiga recuperada, uma experiência gastronómica com borrego de Ovelha Churra e um queijo gigante, feito do leite de cabra de raça algarvia, vão dar cor e sabor à Terra de Maio – Feira da Cabra, que vai ter lugar entre os dias 26 e 28, no Pavilhão Multiusos do Azinhal, em Castro Marim.

Juntando a estas atrações as já usuais tasquinhas, os concertos de Toy, Irmãos Verdades e de Cante Alentejano, a exposição de animais, o balão de ar quente e um espaço dedicado às crianças, estão reunidos os elementos «para uma festa para toda a família» e que se espera que atraia muita gente a esta aldeia castromarinse, segundo Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara de Castro Marim.

Em 2023, este evento, que nasceu para promover a cabra de raça algarvia, mas depressa se tornou um espaço de divulgação dos sabores e saberes do concelho de Castro Marim, vai investir em experiências gastronómicas diferenciadas.

Segundo Filomena Sintra, um dos pontos altos da feira Terra de Maio, marcado para 28 de Maio, às 17h30, será a apresentação de uma novo vinho, o Lábios Nus, que resulta da recuperação de uma vinha antiga, pertencente à família Palma Dias.

«O vinho foi criado pelo conceituado enólogo Carlos Raposo e a propriedade é gerida por Aníbal Neto, que também é alguém que tem muita experiência», revelou Filomena Sintra, que acrescenta que este é um projeto impulsionado por um descente de Jacinto Palma Dias, atualmente em França, que decidiu apostar nesta vinha antiga.

 

 

Ainda no campo da gastronomia, que vai ter um lugar de grande destaque na edição de 2023 desta feira, Filomena Sintra destaca a demonstração gastronómica do «destacado chefe» Alípio Branco, que irá apresentar «uma receita de borrego de ovelha churra criada em modo biológico».

O borrego que será utilizado neste showcooking, agendado para dia 27, às 17h00, «foi criado por um jovem produtor do concelho», que será «dos poucos, se não for o único», a produzir esta espécie ovina endémica do Algarve em modo biológico.

Ainda na gastronomia, destaque para as demonstrações “Do campo para a mesa”, da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA [26 de Maio, 18h30], de David Domingues, chef do Octant Praia Verde,  [28 de maio, 18h00], e do estrela Michelin Luís Brito [28 de maio, 16h30].

A Câmara de Castro Marim destaca ainda o Ronquear do Atum, no dia 26, às 19h30, pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António e a apresentação e prova de cerveja artesanal Senescal Brewery [27 de Maio, 19h00].

A estas atrações, juntam-se aquelas que, admite Filomena Sintra, são as que «atraem mais gente», nomeadamente a música, as tasquinhas de comes e bebes e o balão de ar quente, «que é sempre muito procurado e foi uma das principais atrações do ano passado».

 

 

O público pode ainda contar com a 5.ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia” – um queijo fresco com aproximadamente 40 quilos e 80 centímetros de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite -, que acontece no dia 27 de Maio, às 18h30 e resulta de um desafio proposto pelo município de Castro Marim à Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia.

No campo da animação, haverá concertos para vários gostos.

No dia 26, às 21h30, sobe ao palco o grupo de música popular “De Moda em Moda”, com enfoque no cante alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.

No dia 27 de Maio, sábado, às 22h00, o concerto dos “Irmãos Verdades”, conhecidos pelos ritmos de zouk e kizomba, responsáveis por músicas como “Yolanda” ou “Isabella”.

A última noite traz a palco o grande e conhecido cantor Toy, às 19h00.

Além dos principais concertos, a Terra de Maio conta com «muitas experiências e atividades para oferecer a miúdos e graúdos»,  como «fabricar queijo artesanal, experimentar a arte da ordenha ou ainda praticar equitação.

À exposição de “Raças Autóctones: Cabra de Raça Algarvia; Ovelha Churra e Vaca de Raça Algarvia”, junta-se este ano a exposição de Cães Pastores. «A ver também a exposição de “Voz do Guadiana” e a Queijaria do Centro Multiusos, em permanente funcionamento», segundo a autarquia.

 

 

No sábado, a manhã é dedicada a um seminário sobre a Lei da Saúde Animal, Apicultura e culturas de sequeiro, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas.

É também este o momento de anunciar quais foram os vencedores do Concurso da Cabra de Raça Algarvia, que regressa nesta edição com cerca de 10 criadores em competição.

Para os amantes de motorizadas, no dia 28 de maio, pelas 9h, o 4º Encontro de Motorizadas, com saída do largo do Mercado, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.

«Conhecida como a Feira da Cabra, a Terra de Maio, no conjunto das suas atratividades e multifacetadas abordagens, prima por promover os produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado, bem como as próprias atividades em si, além de procurar aumentar o volume de vendas dos produtores participantes através da comercialização direta», descreve a Câmara.

A Terra de Maio é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub