Carnaval de Loulé recebeu 80 mil visitantes

«Estamos muito satisfeitos e o balanço é francamente positivo», diz o autarca Vítor Aleixo

O Carnaval de Loulé recebeu, durante os três dias de corso, domingo, segunda e terça-feira, 80 mil visitantes. 

«Estamos muito satisfeitos e o balanço é francamente positivo. Tivemos a Avenida José da Costa Mealha cheia, naquela que foi talvez das melhores edições de sempre», diz Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

«E não é para menos, foram dois anos sem desfile e todos nós já tínhamos saudades. Mas, a par da componente lúdica, queria destacar o fator económico: este foi um momento muito importante para a economia local, tendo os visitantes desfrutado, tanto da restauração, do comércio, da hotelaria, como de outros negócios, alavancados nos últimos dias por este evento», acrescenta.

“Ó Zé… Já viste o Algarvensis?” foi o tema que inspirou o desfile, constituindo também uma oportunidade para dar a conhecer ao grande público um dos projetos em que o Município está neste momento envolvido: a candidatura a Geoparque da UNESCO, em parceria com Albufeira e Silves.

A salamandra do período triásico com 227 milhões de anos, um achado paleontológico único no mundo e que está na génese dessa candidatura, esteve em grande destaque no “sambódromo louletano” – nos carros, nos bonecos, nos trajes e nos enredos criados pelos grupos.

Também a sátira à atualidade política e social voltou a ser um dos temperos do Carnaval de Loulé. Os turistas britânicos Rishi Sunak, Boris Johnson e Theresa May, os dinossauros Lula da Silva e Jair Bolsonoro, ou o zangão António Costa e as suas abelhas Marta Temido, Manuel Pizarro e Graça Freitas foram alguns dos protagonistas da festa. E até um dos visados desta sátira, o atual ministro da Saúde, fez questão de sublinhar, nas suas redes sociais, a qualidade do seu boneco no desfile algarvio.

Também os 10 grupos de animação em representação das associações e coletividades do concelho, as escolas de samba com as bailarinas de corpos pintados, e mais de 600 animadores fizeram a festa.

As receitas de bilheteira, cujo valor será apurado nos próximos dias, irão reverter 50% a favor das associações que desfilaram este ano, estando os restantes 50% destinados a causas sociais.

 

 



Comentários

pub