Igreja Matriz de São Brás de Alportel recebe concerto de Natal

A Igreja Matriz de São Brás de Alportel prepara-se para receber mais um grande momento musical no próximo sábado, dia […]

A Igreja Matriz de São Brás de Alportel prepara-se para receber mais um grande momento musical no próximo sábado, dia 22, com o Concerto de Natal, numa realização da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, com a colaboração do grupo de música tradicional Veredas da Memória.

Formada inicialmente em 1996, no seio dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, a Banda de Metais sofreu alterações em 2003 passando a designar-se como Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrasense.

Em 2006 extinguiu-se a Banda de Metais e surgiu pela primeira vez a Banda Filarmónica, orientada pelo maestro Cornelis Ros. No ano seguinte, o maestro e professor Albano Neto assumiu a direcção musical da banda, composta neste momento por cerca de 15 músicos formados, entre outros membros em constante formação.

Recentemente, como Grupo Residente da nova Oficina dos Sons do município de São Brás de Alportel, a Banda Filarmónica inicia um novo ciclo de vida, de portas abertas à comunidade, pretendendo alargar a sua formação e acolher enamorados pela música, de todas as idades.

O grupo de música tradicional portuguesa Veredas da Memória foi criado em 2001 e é atualmente constituído por cerca de 12 elementos, cujas idades variam entre os 24 e os 65 anos.

O seu repertório é constituído por cantares tradicionais (de temática profana e religiosa), oriundos das diferentes regiões do país, com maior incidência para a tradição etnomusicológica algarvia.

Para além de levar a cabo recolhas de cantigas na região algarvia, nomeadamente na zona serrana, executa, em paralelo algumas adaptações de melodias com autoria.

Neste espetáculo, a ter lugar na Igreja Matriz de São Brás de Alportel, pelas 21h30, os grupos musicais são-brasenses pretendem dar a conhecer um reportório diverso, numa mostra singular do trabalho de formação desenvolvido em prol da cultura musical.

 

Comentários

pub