Proteção Civil testa resposta em caso de acidente grave ou catástrofe

O cenário fictício replicou a ocorrência do tornado que afetou o Barlavento, em 2012

A Proteção Civil testou, esta terça e quarta-feira, 17 e 18 de Janeiro, a resposta, de alojamento de emergência e apoio às populações, «face a um acidente grave ou catástrofe, com a instalação de Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP)». 

O cenário fictício replicou a ocorrência do tornado que afetou o Barlavento, em 2012, entre a praia do Carvoeiro e São Marcos da Serra, com registos de danos nos concelhos de Lagoa, Lagos, Portimão e Silves.

O exercício LivEx (Live Exercise), com movimentação de meios reais, envolveu todos os Municípios da região do Algarve, nomeadamente os dirigentes e técnicos dos Serviços Municipais de Proteção Civil e das demais unidades orgânicas responsáveis pela ação social, logística, apoio psicológico e informação pública, que se juntaram, no Complexo Desportivo de Lagos, aos Agentes de Proteção Civil.

Também estiveram elementos da Autoridade Marítima Nacional, da Guarda Nacional Republicana, da Policia de Segurança Pública, dos Corpos de Bombeiros, do Instituto da Segurança Social, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Corpo Nacional de Escutas e Juntas de Freguesia.

No Posto de Comando Municipal instalado junto ao recinto, foi ativado um Núcleo de Coordenação do Apoio Psicológico e Social de Emergência (NCAPSE) que coordenou as diferentes ZCAP ativadas para acolher os cerca de 100 figurantes que participaram neste exercício, entre os quais alunos dos Cursos de Técnico de Proteção Civil dos concelhos de Lagos e Portimão.

A par da instalação de uma ZCAP, «foi ainda testado o apoio supramunicipal com a projeção do módulo logístico para situações de exceção do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, o qual permite instalar em qualquer ponto do território, em formato de campanha, uma capacidade de alojamento de emergência em tendas insufláveis climatizadas, nas diferentes dimensões de uma ZCAP».

 

 

Comentários

pub