«O Município está motivado na promoção da saúde mental», diz autarca de Albufeira

Primeira edição do “Sinergias” arrancou esta segunda-feira, 10 de Outubro

«O Município está motivado na prevenção e promoção da saúde mental das crianças e jovens albufeirenses», afirmou José Carlos Rolo esta segunda-feira, 10 de Outubro, dia que marcou a primeira edição do “Sinergias”. 

No Dia Mundial da Saúde Mental, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, às 17h00, a cerimónia de abertura da iniciativa que tem como objetivo alertar a comunidade em geral para a importância de se criarem grupos de atuação que proporcionem às crianças e jovens do concelho ambientes saudáveis e que contribuam para a melhoria do seu bem-estar.

A iniciativa promovida pela autarquia, com a organização da Rede Macramé (rede de psicólogos dos serviços públicos e IPSS’s do concelho), em parceria com Administração Regional de Saúde do Algarve, é, segundo o autarca de Albufeira, «a prova viva de que o Município está motivado na prevenção e promoção da saúde mental das crianças e jovens albufeirenses».

A Rede Macramé «funciona há 12 anos, apoiada pela Município, com o objetivo único de unir os profissionais da área, de modo a trabalharem em rede e num sistema conjunto, melhorando os vários projetos já existentes e promovendo o desenvolvimento individual dos mesmos», continuou o edil, defendendo ainda que estas atividades são essenciais para «melhorar a saúde mental da nossa juventude, e consequentemente, da comunidade, contribuindo para a criação de uma nova Albufeira».

 

 

Na cerimónia esteve presente Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, que congratulou o Município de Albufeira pela iniciativa e frisou que esta «é a única rede a nível nacional que tem este efeito transversal na promoção das boas práticas da saúde mental», num momento em que se classifica a «saúde mental como o problema do século XXI».

O presidente da ARS afirmou ainda que esta deve ser vista como um evento «de extrema relevância» visto que os estudos demonstram que existem cada vez mais situações de doença mental e a curva «tende a agravar-se», com um «impacto enorme no quotidiano das pessoas e das empresas».

Para Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo evento, este é mais um momento a favor da educação dos jovens e das crianças do Município, «que, certamente, apresentará resultados práticos na comunidade, com impacto direto nos participantes», dado que foi desenvolvido um projeto «bem estruturado, com momentos de reflexão e com atividades essenciais para a formação das novas gerações deste concelho».

A primeira edição do “Sinergias” começou no dia 10 de Outubro e termina no sábado, dia 15, com um programa que incluirá atividades lúdicas, experiências estimulantes, momentos de conversa, reflexão e partilha de ideias sobre a saúde mental, o bem-estar individual e organizacional.



 

Comentários

pub