Arménio Aleluia Martins apresenta novo livro em Paderne

Arménio Aleluia Martins, jornalista decano da imprensa algarvio, nasceu em 1949, em Paderne

O jornalista Arménio Aleluia Martins vai lançar no próximo sábado, 19 de Março, o seu mais recente livro “De Badirna a Paderne – longa viagem no tempo”, a partir das 17h00, na Sala Dom Paio Peres Correia, da Caixa Agrícola de Paderne. 

A obra tem chancela da Arandis editora, com apoio da Câmara de Albufeira.

«A conceção de uma cronologia sobre uma das localidades com um dos maiores vínculos históricos de Portugal, requer muito estudo, dedicação e anos de investigação, mesmo sendo o seu autor dos maiores (se não o maior) conhecedores da sua terra. A seleção das datas e as descrições associadas neste Estudo, assenta sobre publicações editadas ao longo dos anos e com base nas Fontes impressa selecionadas, os seus autores dão-nos a credibilidade da rigorosa investigação baseada em documentos, muitos dos quais originais», diz José António Martins, historiador e prefaciador desta obra.

«Numa breve abordagem a esta publicação, destacamos algumas datas e conteúdos, dos quais damos nota com algumas considerações mais específicas. A obra inicia-se no século XIII e termina já no nosso tempo. Ao longo de centenas de páginas, conseguimos vislumbrar o itinerário histórico de Paderne, começando com a evolução do topónimo desde os períodos temporais antes da presença muçulmana na região até á reconquista, marcando-se o século XIV com a doação do castelo de Paderne por D. Dinis ao Mestre da Ordem de Avis, Dom Lourenço Anes, em 1 de Janeiro de 1305», acrescenta.

Além de uma cronologia dos acontecimentos, ilustrados com fotografias, Arménio Aleluia Martins procura também enaltecer os padernenses, que «têm sido ao longo dos tempos membros de uma estrutura social que vem reforçando a história de um território com milhares de anos, dos quais oitocentos descrevemos neste trabalho literário», refere.

A Câmara Municipal de Albufeira apoia esta edição, constando na abertura as palavras do presidente, José Carlos Rolo, onde salienta que o autor, «como um mensageiro da História de Paderne […] tem tido o cuidado de nos oferecer diversas obras que inscrevem no panteão da memória o que não deve ser esquecido».

Arménio Aleluia Martins, jornalista decano da imprensa algarvio, nasceu em 1949, em Paderne. Foi diretor dos jornais “A Avezinha”, “Hora de Albufeira” e “Diário do Algarve”.

Também foi colaborador da RDP e correspondente do Diário de Notícias, durante 35 anos, e delegado no Algarve da agência informativa ANOP.

 



Comentários

pub