Câmara de Tavira junta-se a associações para promover a atividade física

Há propostas para as diferentes faixas etárias

A Câmara de Tavira vai promover um Plano de Promoção da Atividade Física em parceria com a Casa do Povo de Santo Estêvão, o Clube de Vela de Tavira, o Clube Bike Team Tavira e a RIA – Aqua Clube Tavira.

A iniciativa “Todos em Movimento” envolve quadros técnicos na área da educação física e desporto e visa «baixar os níveis de inatividade física, em todo o ciclo de vida, e proporcionar uma oferta desportiva diversificada e gratuita», segundo a autarquia.

Este plano envolve diversos projetos gratuitos, que abrangem públicos com faixas etárias distintas.

Para os mais novos, há o projeto “Crescer em Movimento”, destinado a crianças e jovens desde o pré-escolar até aos 18 anos, que integra a iniciativa “Infantários em Movimento”, para crianças entre os 3 e 5 anos.

Para adultos na faixa dos 18 aos 55 anos a sugestão é o programa “Põe-te a Mexer”, que inclui os projetos Gimnasticando (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica, nas freguesias, para adultos até aos 54 anos) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal e utilizadores das instalações desportivas municipais);

A população acima dos 55 anos conta com o “Viva +”, que inclui o projeto ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e hidroginástica).

Há, igualmente, ações de promoção da atividade física junto de populações especiais com necessidades na área da saúde, nomeadamente o projeto Atividade Física Adaptada (cidadãos portadores de algum tipo de deficiência. É desenvolvido em colaboração com a Fundação Irene Rolo e passa pela prática de atividades aquáticas e expressão físico-motora) e Desportiv@mente (direcionado para os utentes de entidades como o GATO, CAIC e Porta Amiga).

«Os projetos Todos a Caminhar e Tavira ConVid’a Pedalar são transversais a todos os programas. O primeiro consiste em marchas corridas e abrange todas as freguesias. O segundo inclui passeios guiados em bicicleta e abrange, igualmente, todas as freguesias», acrescentou a Câmara de Tavira.

 

 



Comentários

pub