3ª Circular de Faro avança para primeira fase estar «pronta no Verão»

Obra tem um investimento municipal que ronda os 750 mil euros, aos quais é acrescentado «outro tanto» pago pela Câmara de Faro no que toca a expropriações dos terrenos.

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

A primeira fase da 3ª circular de Faro, que vai ligar a Avenida 25 de Abril, junto ao hipermercado Continente, à Estrada da Penha, está já em obras e o presidente da Câmara de Faro espera que «esteja concluída e pronta no Verão, entre Julho e Agosto deste ano».

Com o lançamento do projeto de ligação da rotunda da entrada nascente de Faro, junto à Pista de Atletismo, às pontes de Marchil, «a conhecida 3ª Circular de Faro está já a avançar», disse aos jornalistas o edil Rogério Bacalhau, numa visita às obras, que decorreu na sexta-feira, 28 de Janeiro.

Projetada na década de 90, aquando da abertura da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, a Avenida 25 de Abril apenas teve uma parte realizada. Foram depois feitos algunas arranjos, para permitir o crescimento urbano e a instalação de um hipermercado na zona.

A primeira fase desta 3ª Circular irá ligar a Avenida 25 de Abril à Estrada da Penha, numa «via alargada de duas faixas», que contará «com estacionamento lateral» e com «uma ciclovia para todos os farenses poderem circular».

«Vamos ter uma ciclovia em toda a extensão desta terceira circular, mais um elemento para se poder andar de bicicleta de forma segura na cidade de Faro», explicou o presidente da autarquia.

A obra representa um investimento direto municipal que ronda os 750 mil euros, a que se junta «outro tanto» já pago pela Câmara de Faro para fazer as necessárias expropriações dos terrenos.

Esta obra pública garantirá uma saída para o trânsito do Bairro Mendonça, «algo ansiado pelos moradores deste sítio». A rua terminava num beco, passando agora o trânsito a ser feito no sentido ascendente a partir da Estrada da Penha.

A primeira fase da 3ª circular faz parte de um projeto de mobilidade global, incluído no Plano de Mobilidade e Transportes de Faro.

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Este projeto conta com a construção de uma rotunda, no ponto de ligação entre a Avenida 25 de Abril e a Estrada Nacional 2 (EN2), para «distribuir o trânsito que esteja a entrar na cidade» e para «deslocar um pouco o final desta mítica estrada», realçou o autarca farense.

«Temos a rotunda do 738, que tem uma grande afluência de pessoas que chegam pela EN2 e querem tirar fotografias. Esta rotunda que queremos fazer irá mudar a pressão da 738 para esta», explicou Rogério Bacalhau.

Nos planos para a nova rotunda está um grande letreiro «onde estará escrito “Estrada Nacional 2″», bem como um «monumento com um mapa de Portugal e a EN2 recortada» para que as pessoas «possam aqui tirar fotos à chegada ou à partida, com menos perigo do que na rotunda do 738», que se situa em plena Avenida Calouste Gulbenkian, umas das vias mais movimentadas da cidade.

«Se tivermos aqui esse monumento e esse simbolismo, certamente aquela pressão da rotunda 378 vai ser desbloqueada para aqui», realçou o edil farense.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Para o futuro da 3ª circular, está a ligação entre a EN2 e a Avenida Mário Lyster Franco, junto à Escola Básica da Lejana. O concurso aguarda o visto do Tribunal de Contas para poder avançar, estimando-se que «possa arrancar em poucas semanas».

A obra contará com um investimento municipal de 2,5 milhões de euros.

Está também projetada uma nova rotunda em Marchil, junto ao antigo edifício dos Comandos (hoje Associação 289), que «irá distribuir o trânsito entre a Estrada Nacional 125 e o Montenegro».

Mas, para a 3ª circular ficar completa e ligar as duas pontas da cidade de Faro, fica ainda a faltar o projeto de ligação da rotunda das Pontes de Marchil à estrada da Senhora da Saúde e entre a estrada da Penha e a rotunda da variante para Olhão.

«Isto vai levar ainda alguns anos, como é evidente, mas, quando estiver concluído, isto dará uma capacidade tanto de Poente para Nascente, ou ao contrário, como de Norte para Sul para se entrar ou sair ou ir para a parte rural do concelho», concluiu Rogério Bacalhau.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 



Comentários

pub