APImprensa distribuiu em 10 meses mais de 250 artigos de autores reputados

Programa passará a abranger também os jornais dos países da CPLP (e das comunidades de emigrantes portugueses espalhadas pelo Mundo

Mais de 250 artigos da autoria de cientistas, de centros de investigação e de Universidades de todo o País, foram distribuídos gratuitamente para publicação por centenas de jornais ao longo de 2021, no âmbito do programa “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”. O Sul Informação é um dos jornais que pertence a esta rede.

Lançado em Fevereiro de 2021 pela Associação Portuguesa de Imprensa (APIMprensa), este programa visa, de acordo com o seu presidente João Palmeiro, “proporcionar conteúdos de qualidade, que enriqueçam as publicações e os seus leitores, ao mesmo tempo que divulgam o que de mais relevante se vai fazendo no nosso País nas áreas da cultura, da ciência e da tecnologia”.

Segundo dados agora revelados pela Associação Portuguesa de Imprensa, ao longo destes 10 meses foram distribuídos 253 artigos, elaborados por meia centena de autores, que geraram mais de um milhar de publicações em mais de uma centena de jornais e revistas, quer em suporte de papel, quer digitais.

Entre as dezenas de autores dos artigos divulgados por este programa da APImprensa, contam-se figuras bem conhecidas, como, por exemplo, o geólogo Galopim de Carvalho, o físico Carlos Fiolhais, a ecologista Helena Freitas, o botânico Jorge Paiva, a bioquímica Manuela Grazina, os astrónomos Ricardo Cardoso Reis e Rui Barbosa, o epidemiologista Salvador Massano Cardoso, o jornalista António Valdemar, a neurocientista Joana Grave, o sociólogo Vítor Sérgio Ferreira, entre muitos outros. Foram igualmente divulgados trabalhos de centros de investigação de todas as Universidades portuguesas.

Este Programa é dirigido pelo jornalista Jorge Castilho, diretor da APImprensa, e tem como coordenador científico o bioquímico António Piedade, com uma larga experiência no domínio da divulgação de ciência.

O programa tem estado a ser apoiado pelo “Media Veritas”, um projeto destinado a promover a literacia mediática, lançado pela APImprensa com o apoio do Google.

De acordo com João Palmeiro, a APImprensa vai prosseguir, em 2022, com o Programa “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”, procurando para ele atrair mais autores e promovendo uma difusão ainda mais alargada, abrangendo também os jornais dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e das comunidades de emigrantes portugueses espalhadas pelo Mundo.

 

 



Comentários

pub