Albufeira entrega 43 talhões da Horta Comunitária de Alpouvar a famílias e instituições

Autarquia também vai dar formação aos beneficiados

Famílias e instituições de Albufeira receberam na passada semana lotes na Horta Comunitária de Alpouvar, onde poderão passar a cultivar os seus próprios produtos hortícolas.

Esta medida vai beneficiar diretamente cerca de 130 pessoas, para além das que apoiará através das instituições de cariz social que também receberam talhões.

«A horta tem uma área total de 2.450 metros quadrados destinados ao cultivo, distribuídos por 49 talhões, de 50 metros quadrados cada», segundo a Câmara de Albufeira.

No dia 7 de Dezembro foram entregues 40 talhões a famílias, dois talhões a entidades de cariz social e um talhão a um particular referenciado pelos serviços sociais da autarquia, ficando outros seis «reservados para futuros projetos de cariz social ou pessoas carenciadas».

A ideia da autarquia ao distribuir estes talhões é permitir aos munícipes «cultivar os seus próprios legumes, vegetais, cereais, ervas aromáticas ou medicinais, entre outros produtos hortícolas», e proporcionar, dessa forma, «o consumo de alimentos saudáveis, cultivados por si, o que constitui, também, uma forma de apoiar o orçamento familiar».

«Os produtos são para consumo próprio e aos produtores será disponibilizada água, um local para armazenar as ferramentas e um compostor partilhado», acrescentou.

Os beneficiados receberam das mãos de José Carlos Rolo, presidente da Câmara, as chaves do portão de acesso à horta e ao arrumo de ferramentas, bem como um saco contendo um par de luvas, um chapéu, uma fita-porta-chaves, uma cópia do regulamento de funcionamento das hortas e informação sobre o processos de compostagem, a plantação de culturas de acordo com a época do ano e como fazer a consociação de diferentes plantas.

 

 

«Estamos conscientes da importância da criação de bolsas de terreno agrícolas na área urbana do concelho, não só pelo papel que têm ao nível da economia familiar, especialmente neste período de dificuldades provocadas pela pandemia, mas também no âmbito da saúde e da qualidade da alimentação – uma das exigências do projeto passa precisamente pela proibição de se utilizarem fertilizantes químicos na produção das culturas – mas também como recurso lúdico, de recreio e terapêutico que potencia o espírito de comunidade e de partilha entre os hortelãos», afirmou José Carlos Rolo.

O autarca referiu que as hortas comunitárias são espaços que fazem parte da estrutura ecológica do concelho, «com importância relevante no que respeita à manutenção da qualidade dos solos e a preservação da biodiversidade».

«Acredito [que o projeto] vai ser um sucesso e que futuramente poderá ser alargado e replicado em outras zonas do concelho», rematou.

Esta iniciativa camarária também tem uma forte componente educativa, estando previstas ações de informação e sensibilização dos utilizadores das hortas, nomeadamente na área da preparação do solo e das sementeiras, métodos naturais de controlo de infestantes e de pragas, rotação e consociação de culturas, compostagem e agricultura biológica.

«Os utilizadores da Horta Comunitária da Quinta de Alpouvar vão ter acompanhamento constante por parte da equipa técnica do Município responsável pelo projeto, sendo que já no próximo sábado estarão no local para tirar dúvidas e ajudar a quem está a dar os primeiros passos nesta aventura», concluiu a Câmara de Albufeira.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 

 



Comentários

pub