Portimão mantém-se na via rápida de combate ao VIH

O município algarvio é um dos dez de Portugal que pertencem à rede europeia das Fast Track Cities

A Câmara de Portimão vai manter-se na via rápida de combate ao VIH, depois de ter renovado o compromisso com a causa das Fast Track Cities, um projeto de âmbito europeu do qual a autarquia portimonense é um dos dez parceiros a nível nacional.

O renovar deste compromisso foi assinado no dia 3 de Dezembro, em Lisboa, numa cerimónia que juntou os municípios lusos que fazem parte desta rede e onde a Câmara algarvia foi representada pela vereadora Teresa Mendes.

Além de Portimão, fazem parte das Fast Track Cities, ou Cidades na Via Rápida para eliminar o VIH, os municípios de Almada, Amadora, Loures, Odivelas, Oeiras, Sintra, Cascais, Lisboa e Porto, «o que fez de Portugal o primeiro Fast Track Country», segundo a autarquia portimonense.

«A atual meta do projeto visa passar dos 90 por cento iniciais para 95 por cento das pessoas com VIH nos seguintes parâmetros: que sejam conhecedoras do seu diagnóstico; que estejam em tratamento anti retrovírico; e que tenham a carga viral suprimida, continuando a ser de zero por cento a tolerância para o estigma e a discriminação», explicou a Câmara de Portimão.

 

 

O Município de Portimão assinou em 2020 a Declaração de Paris, passando a integrar a iniciativa internacional Fast Track Cities .

Na sequência dessa adesão, foi criada, em Portimão, uma rede integrada de cuidados, que envolve as seguintes instituições: Câmara Municipal; Associação Abraço; ACES Barlavento (Agrupamento de Centros de Saúde); Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Hospital de Portimão; APF – Associação para o Planeamento da Família/Algarve; Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Estabelecimento Prisional de Silves; GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes; Universidade do Algarve; MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida; Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – Administração Regional de Saúde do Algarve.

A iniciativa Fast Track Cities foi lançada pelas Nações Unidas em 2015 e pretende envolver a governação local, as instituições de saúde e as entidades da sociedade civil, no sentido de eliminar localmente o VIH e criar uma rede integrada de cuidados que envolva as várias instituições ligadas a esta vertente.

 

 



Comentários

pub