Milhares de pessoas fizeram a festa num Grande Prémio do Algarve azarado para Miguel Oliveira

Piloto Português foi “ceifado” por Iker Lecuona e não terminou a prova

Milhares de pessoas estiveram este domingo no Autódromo Internacional do Algarve, para assistir ao Grande Prémio do Algarve de moto GP, que acabou com o abandono do português Miguel Oliveira, apanhado “por tabela” pelo despiste de Iker Lecuona, e com uma vitória de Francesco Bagnaia.

A queda do português, a duas voltas do fim e quando seguia em 10º – partiu da 17º posição da grelha -, foi um balde de água fria para os adeptos portugueses.

Lá na frente, Bagnaia, bem como Joan Mir e Jack Miller, 2º e 3º classificados, festejaram a subida ao pódio, mas o campeonato, esse, já estava entregue à partida a Fábio Quartarato, que também desistiu da prova, devido a uma queda.

Antes da corrida principal, em Moto3, o espanhol Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) sagrou-se campeão mundial, tornando-se assim no primeiro estreante a conquistar este título desde 1990 (Loris Capirossi). No pódio seguiram-se os italianos Andrea Migno (Rivacold Snipers Team) e Niccolò Antonelli (Avintia VR46 Academy).

«A corrida foi sempre muito renhida entre Foggia e Acosta, mas Binder colidiu com Foggia na última volta, levando inevitavelmente Acosta à grande vitória e ao título de roockie do Ano», segundo o Autódromo Internacional do Algarve.

Na prova rainha, Bagnaia (Ducati Lenovo Team) «liderou a prova firmemente, apesar de Joan Mir (Team SUZUKI ECSTAR) estar sempre na retaguarda à espera de uma oportunidade para o vencer, no entanto os esforços foram em vão, uma vez que Bagnaia trinfou».

Miguel Oliveira «iniciou a prova de forma surpreendente decido e convicto a fazer o que fosse preciso para singrar, subiu rapidamente sete posições na grelha, no entanto, a uma volta do final foi atingido por Iker Lecuona e abandonou a corrida de maca, foi posteriormente visto pelos médicos e encontra-se bem».

Na categoria de Moto2, os companheiros de equipa Remy Gardner  e Raul Fernandez (Red bull KTM Ajo) foram protagonistas de uma luta renhida, tendo saído Gardner vitorioso, seguindo-se-lhe Fernandez e Sam Lowes (Elf Marc VDS Racing Team).

Pilotos e equipas seguem caminho até Valência onde se defrontarão na última etapa do campeonato e onde será entregue o título de campeão mundial de Moto2.

Segundo o calendário provisório anunciado pela Dorna, em Abril de 2022, «o Autódromo Internacional do Algarve voltará a abrir portas para receber pela 18ª vez em Portugal um Grande Prémio de Motociclismo».

 

Fotos: Nelson Inácio | Sul Informação

 

 



Comentários

pub