Primeira edição de regata transatlântica larga hoje de Lagos

Esta é uma categoria totalmente nova de barcos, de apenas 5,80 metros, inteiramente construídos pelos próprios marinheiros

Foto: Ocean Frontiers OGR/ GGR/CG580/Pic suppliers

A primeira edição da regata transatlântica «McIntyre Adventure Globe 5.80 Transat» deverá partir esta segunda-feira, 1 de Novembro, de Lagos, com destino a Lanzarote e Antigua.

A partida está marcada para as 1200 horas UTC (13h00 hora local). O final da regata terá lugar em Antigua, nas Caraíbas, antes do Natal.

Esta é uma categoria totalmente nova de barcos, de apenas 5,80 metros, inteiramente construídos pelos próprios marinheiros.

A ideia foi lançada apenas no ano passado durante o confinamento causado pela pandemia e, segundo a organização, já há 150 construtores que estão a construir «o seu barco único e primeiro do mundo em 22 países ao redor do mundo em vários continentes, incluindo em Portugal».

Os primeiros cinco barcos já construídos e prontos para o mar já se encontram na Marina de Lagos. O 6º chegou este domingo. Todos vão partir para a primeira corrida Transatlântica esta segunda-feira, de Lagos.

Lutz Kohne, diretor da regata do G580T, atrasou o início do McIntyre Adventure Globe 5,80 Transat 24 horas para segunda-feira, 1 de Novembro. às 1200 horas UTC.

Embora o tempo estivesse aceitável para o domingo, 31, os participantes concordaram que seria melhor aguardar a chegada do participante irlandês Jim Schofield, que estava rebocando seu iate «Molly Claire» da Irlanda de carro e só deverá ter chegado à Marina de Lagos na noite de domingo.

No entanto, o velejador irlandês, segundo a organização, «não lançará, montará e se preparará para navegar nos dias seguintes. Jim fez um grande esforço para estar com a frota e entrar na corrida e agora não deve começar até quinta-feira, alcançando a frota oficialmente em Marina Rubicon, em Lanzarote».

No entanto, «todos os participantes querem tomar uma bebida com ele antes de partir! É assim que a família Globe 5.80 funciona».

«A nossa frota é do mesmo tamanho que a frota da VOLVO Race, o que é muito bom e os participantes são uma grande família e isso é tudo para eles», disse Don McIntyre, fundador da equipa 5.80 e capitão do TREKKA.

Siga o tracker ao vivo em www.Globe580Transat.com e a cobertura ao vivo do início na página do Globe 5.80 Transat no Facebook.

 

 



Comentários

pub