Dança contemporânea vai estar em destaque em Setembro no Teatro das Figuras

A programação começa já este domingo

A dança contemporânea vai estar em destaque, ao longo do mês de Setembro, no Teatro das Figuras, em Faro, com o regresso do Festival Dance, Dance, Dance.

A programação, que começa já este domingo com Teia, de Inês Mestrinho e produção de Valoriz’ arte, leva a dança contemporânea ao palco do Teatro das Figuras.

Depois da inauguração a 9 de Setembro, quinta-feira, de uma exposição de Ângelo Gonçalves, a segunda semana de Setembro marca o regresso do Festival Dance, Dance, Dance, após o sucesso da edição de 2020, dedicado à dança contemporânea.

Começa com “20.20”, que assinala os 20 anos de parceria artística da dupla André Braga & Cláudia Figueiredo/Circolando, no dia 11. Entre os dias 13 e 18, realiza-se a Oficina de Butoh, com Yael Karavan e produção do Teatro das Figuras, que culminará na apresentação de uma performance.

Butoh é uma dança de vanguarda criada no Japão, no final dos anos 50, por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, numa abordagem que nasce de dentro de nós e nos conecta à nossa essência, natureza, universo, contradições e aos ciclos da vida e da morte.

No dia 16, quinta-feira, apresenta-se Podium, uma criação de Hugo Marmelada, com interpretação de Carolina Cantinho e no sábado seguinte Yuko Kominami e Joana Von Mayer Trindade propõem uma abordagem ao aspeto ritualizado da dança em In Ritual.

No dia 22, quarta-feira, Maria Fonseca apresenta o trabalho criado no âmbito do Ciclo Emergente. “Sahasrara” reflete sobre o que tem sido viver em tempos de pandemia: «deparamo-nos com o desconhecido, com a nossa própria morte mas também com a morte de um futuro que julgámos estar sob controlo».

Nos dias 25 e 26, a dança continuará em destaque, desta vez com o espetáculo “Romeu & Julieta”, interpretado pelo Quorum Ballet, em coprodução com o Teatro das Figuras. A direção artística tem a assinatura do coreógrafo Daniel Cardoso, que continua a recriar os grandes clássicos dando seguimento ao trabalho desenvolvido em Lago dos Cisnes e Sagração da Primavera relacionando-os com a vida e a sociedade de hoje.

A programação de Setembro encerra com a peça de teatro Brasa, de Tiago Cadete, apresentada no contexto do BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas 2021.

Os bilhetes para os diferentes espetáculos podem ser comprados aqui.

 



Comentários

pub