“Ação Lixo Marinho!” volta aos mercados algarvios para sensibilizar população

Esta é uma parceria entre os Centros Ciência Viva e as Câmaras Municipais

Projeto no Mercado Municipal de Tavira

O projeto “Ação Lixo Marinho!”, à imagem do que aconteceu no Verão passado, volta aos mercados tradicionais para sensibilizar os seus utentes para os problemas do lixo marinho. Cinco mercados algarvios vão acolher bancas deste projeto de literacia do oceano, entre o final de Agosto e Setembro, numa parceria entre os Centros Ciência Viva e as Câmaras Municipais dos concelhos onde estas ações se vão realizar.

Os visitantes terão a oportunidade de, nas várias bandas do projeto, pôr à prova o seu conhecimento sobre o lixo marinho e o impacto que este causa na vida marinha, na economia local e na sociedade em geral.

O Centro Ciência Viva de Tavira, promotor do projeto, vai dinamizar a banca “Ação Lixo Marinho!” no Mercado Municipal de Tavira, que poderá ser visitada todas as sextas-feiras e sábados até ao dia 11 de Setembro, entre as 10h00 e as 12h30.

Já no Barlavento algarvio, as ações vão decorrer no Mercado Municipal da Avenida, em Lagos, promovidas pelo Centro Ciência Viva de Lagos, podendo a banca ser visitada nos dias 31 de Agosto e 14 de Setembro.

Ainda em Setembro serão também organizadas ações nos Mercados Municipais de Faro, Quarteira e Albufeira pelo Centro Ciência Viva do Algarve, em colaboração com o UAlg V+, o grupo de Voluntariado da Universidade do Algarve.

As ações de sensibilização para a problemática do lixo marinho realizadas nos mercados municipais «fazem parte de um conjunto de atividades e estratégias destinadas a envolver não só o público em geral, mas também grupos mais específicos como a comunidade escolar», explica o Centro Ciência Viva de Tavira, promotor do projeto, numa nota enviada às redações.

O projeto tem a finalidade de «encorajar a reflexão sobre a poluição marinha e incutir a adoção de comportamentos ao nível individual e coletivo que favoreçam a preservação e a exploração responsável e sustentável dos recursos marinhos», acrescenta.

ALIMAR – Ação Lixo Marinho! é um projeto de âmbito nacional, promovido pelo Centro Ciência Viva de Tavira e 11 entidades parceiras ligadas à divulgação de ciência (Centros Ciência Viva do Algarve, de Lagos,  do Lousal, de Vila do Conde e Expolab – Centro Ciência Viva), investigação (ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o Instituto Português do Mar e Atmosfera, e a Universidade do Algarve) e gestão ambiental (Agência Portuguesa do Ambiente e Cascais Ambiente) e à defesa do meio ambiente (Marmeu – Associação de Defesa do Ambiente).

Este projeto é cofinanciado pelo Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro do Ministério do Mar, destinado a «potenciar o desenvolvimento da economia do mar, apoiar a investigação científica e tecnológica, incentivar a proteção e monitorização do meio marinho e incrementar a segurança marítima», conclui a nota.

 

 



Comentários

pub