Concurso da Raça de Cão de Água Português volta a Lagos no domingo

A quinta edição do Concurso da Raça de Cão de Água Português vai decorrer em Lagos no dia 7 de […]

A quinta edição do Concurso da Raça de Cão de Água Português vai decorrer em Lagos no dia 7 de outubro. As provas vão ter lugar durante a manhã, na zona ribeirinha, perto do Forte Ponta da Bandeira.

As provas terão início pelas 10h00, com o Concurso de Beleza a decorrer no Jardim da Constituição. Perto de uma hora mais tarde, será a vez dos participantes de quatro patas mostrarem o que valem na Prova de Trabalho com disputa de CACT. (Classificação para o Campeonato Nacional), que terá lugar no Cais da Solaria (10h45 – período de admissão). Aqui, a prova prevê a participação nos níveis I, II ou III (experimental).

Símbolo de uma cultura própria das artes da pesca, outrora parte integrante da tripulação de qualquer barco pesqueiro algarvio, o Cão de Água Português esteve em vias de extinção.

Felizmente, tal não aconteceu e voltou a ser muito procurado como animal de companhia pela forma particular como vive com os humanos.

É possuidor de uma personalidade singular, onde é notório o instinto e inteligência invulgares, a lealdade e amizade junto do dono ou mesmo a sua coragem, determinação e robustez física.

O Cais da Solaria, local onde se realiza todos os anos a Prova de Trabalho foi considerado o único local do mundo onde é possível treinar esta raça canina.

Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Lagos, Associação para a Proteção do Cão de Água Português e Canil da Buba.

Comentários

pub