ARTUR traz artistas para criar em Lagos

ARTUR – Artistas Unidos em Residência está a decorrer no LAC – Laboratório de Atividades Criativas, em Lagos, em duas […]

ARTUR – Artistas Unidos em Residência está a decorrer no LAC – Laboratório de Atividades Criativas, em Lagos, em duas fases, até 17 de novembro.

A residência artística propriamente dita começou a 24 de setembro e prolonga-se até 7 de outubro, enquanto a exposição dos trabalhos daí resultantes vai decorrer de 6 de outubro a 17 de novembro, no LAC, situado na antiga cadeia de Lagos. A abertura da exposição está marcada para as 21h30 de dia 6.

ARTUR é um projeto desenvolvido pelo LAC, com características únicas na região do Algarve, que envolve alguns dos nomes mais importantes da atual cena mundial da Arte de Rua e tem como objetivo criar sinergias de descentralização entre o talento e a participação artística.

Nesta 2ª edição do ARTUR, o LAC convida cinco artistas nacionais e internacionais: C215 de França, SAINER da Polónia, e ainda EIME, MAR e PANTÓNIO, de Portugal.

O ARTUR desenvolve-se num modelo de residência artística, oferecendo aos artistas participantes condições para poderem criar e desenvolver as suas ideias, sem a necessidade de construir um projeto prévio.

«É para nós importante que as intervenções sejam resultado da vivência, do respirar da cidade, instigando os artistas que não têm relações diretas com a história de Lagos a intervir nesse espaço que a nós pertence, o público», salientam os responsáveis pela iniciativa.

O LAC – Laboratório de Atividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos.

O edifício projetado por Cottinelli Telmo e cujos alicerces estão edificados sobre um antigo convento, é um local com história fazendo parte integrante da cidade.

Construído com outros objetivos, revela atualmente uma dicotomia interessante entre prisão / reclusão VS espaço de criatividade / liberdade; ao tornar-se espaço de criação reconverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas e a sua utilização e trabalho contribui para a revitalização do edifício, dotando-o de uma nova história.

A associação é um espaço de residências artísticas com 13 anos de existência que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objetivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.

Comentários

pub