Monte Seco cumpre sonho de ter água e saneamento básico

Investimento foi de 1,2 milhões de euros

A população de Monte Seco «concretizou um sonho» com a inauguração esta segunda-feira, 14 de Junho, do abastecimento de água e saneamento básico, nesta localidade do interior do concelho de Loulé.

Com um «sentimento de dever cumprido», Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, explicou as dificuldades em realizar estes trabalhos por parte do empreiteiro: «é uma obra executada ao longo de muitos quilómetros de estrada e caminhos estreitos, num terreno difícil, com muita pedra».

Num investimento de 1,2 milhões de euros, foram criados mais de 6 quilómetros de extensão de uma rede de condutas de abastecimento de água e praticamente outro tanto de uma rede de coletores gravíticos (esgotos), para servir uma população de mais de 300 habitantes e que «fica preparada para o futuro».

«A população aqui vai aumentar porque cada vez há mais gente que procura viver em lugares como este do nosso Algarve. É um privilégio viver numa terra destas que tem comunicações, infraestruturas básicas, segurança, paz, boa vizinhança, uma cultura acolhedora», considerou Vítor Aleixo, frisando a atratividade deste local marcado pela ruralidade mas que, ao mesmo tempo, fica perto do núcleo urbano de Loulé.

Por outro lado, e uma vez que este território se cruza com o maior projeto futuro que se vislumbra para o concelho de Loulé – o Aspirante Geoparque Algarvensis -, Vítor Aleixo acredita que também o Monte Seco poderá tirar partido da mais-valia associada a esta «aspiração» de Loulé, Silves e Albufeira.

«É uma oportunidade muito grande para o desenvolvimento desta área, um desenvolvimento sustentável, diferente daquele que tem acontecido no mundo nas últimas décadas», referiu, apontando a economia de pequena escala, as pequenas empresas e o consumo dos produtos locais como essenciais nesta lógica que se pretende aqui reforçar, ao mesmo tempo que a geologia (por exemplo os Megalapiás da Varjota, logo ali ao lado do Monte Seco) constituirá um atrativo para os turistas desta zona que se espera, dentro de dois anos, venha a ter a chancela da UNESCO.

Durante esta inauguração do sistema de água e esgotos do Monte Seco, Vítor Aleixo anunciou que em breve será inaugurada também a obra de Clareanes (2,5 milhões de euros), numa altura em que está já em fase de contratação pública a empreitada para a criação do saneamento básico no Cerro do Galo (1,3 milhões de euros).

 



Comentários

pub