Loulé leva net gratuita a espaços públicos de aldeias do interior

De acordo com a Câmara Municipal, «estes locais foram selecionados com base nas solicitações das próprias juntas de freguesia»

A Câmara de Loulé instalou postos de acesso gratuito à Internet nos espaços públicos em zonas rurais do concelho, como Vale Judeu, a Estação de Comboios, a Soalheira, Parragil, Monte Seco, Querença, Tôr e Benafim. 

Segundo a autarquia, na freguesia de São Sebastião ficam agora com cobertura “sem fios” a Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu (com dois pontos de acesso), a Estação de Caminhos de Ferro de Loulé (com dois pontos de acesso), a Soalheira, o Centro Cultural e Social do Parragil e a Associação do Monte Seco.

Na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, foi instalado equipamento junto às sedes das antigas juntas de Querença, da Tôr e de Benafim.

De acordo com a Câmara Municipal, «estes locais foram selecionados com base nas solicitações das próprias juntas de freguesia, que manifestaram o interesse das populações e indicaram os espaços mais centrais e mobilizadores de pessoas».

Este projeto foi financiado parcialmente pela candidatura ao projeto “WIFI4EU” da Comissão Europeia, uma iniciativa que promove o acesso sem fios gratuito à internet em espaços públicos, como parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, em benefício dos cidadãos de toda a Europa.

Ao abrigo deste projeto, as autarquias podem candidatar-se a vales no valor de 15 mil euros, que devem ser usados para instalar equipamento sem fios em espaços públicos que ainda não disponham de um ponto de acesso gratuito.

O projeto significa um investimento de cerca de 65 mil euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor e inclui os custos com as comunicações durante 3 anos.

Com esta iniciativa o Município de Loulé diz que «pretendeu dar continuidade à expansão da disponibilização de redes Wi-Fi de elevada qualidade no espaço público concelhio, proporcionando internet gratuita à população residente e aos turistas».

Este projeto começou há já alguns anos, iniciando-se com a implementação em diversos locais dos principais aglomerados populacionais do concelho: Loulé, Quarteira e Almancil.

 



Comentários

pub