“Ventania” sopra em Lagoa nos dias 11 e 12 de Junho

Circo contemporâneo, música e uma conversa-debate marcam a passagem do festival por Lagoa

Espetáculo de teatro físico/circo contemporâneo “Uns Amb Altres”

Depois de Lagos, o Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento vai passar pelo concelho de Lagoa, nos dias 11 e 12 de Junho, com um espetáculo de circo contemporâneo, um concerto de música e uma conversa-debate sobre arte, ambiente e sustentabilidade.

A música vai dar início à passagem do Ventania por Lagoa, no dia 11 de Junho, às 19h00, no Auditório Municipal Carlos do Carmo, com o espetáculo “Androidinópolis – A capital da nova ordem”, uma das encomendas do festival para a edição de 2021.

Esta nova obra do compositor e maestro Jorge Salgueiro mantém o mote do festival, centrado nas preocupações ambientais projetadas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, mas antecipa um futuro distópico como forma de alerta para uma realidade não muito distante.

O espetáculo terá a participação das turmas de 7º ano de Classe Conjunto (professor Pedro Coutinho) e Atelier das Ex­pres­sões (Sandra Martins e Fran­cisca Pinto) do Agru­pa­mento de Escolas Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira.

Depois de Lagos, o teatro físico/circo contemporâneo “Uns Amb Altres” vai apresentar-se também em Lagoa este sábado, 12 de Junho, às 17h00, no Sítio das Fontes.

Criado por Pau Portabella, este é um projeto artístico de investigação sobre a posição do indivíduo na sociedade, onde são abordadas questões de respeito e liberdade individual e coletiva, sem colocar em causa a liberdade dos outros.

Ainda no sábado, às 19h00, vai ter lugar a conversa-debate “Arte, Ativismo e Sustentabilidade”, com mediação de Daniela Tomaz e Nelda Magalhães (diretoras artísticas do festival). O evento terá transmissão via live streaming no Facebook do festival.

Depois de Lagoa, o Ventania vai rumar a Portimão, em Setembro.

Trata-se de um festival promovido pelo TEL – Associação Teatro Experimental de Lagos, cofinanciado pela Direção Geral das Artes, pelos municípios de Lagos, Lagoa e Portimão e pela Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos, em parceria local com o ecossistema de artes performativas do Barlavento Algarvio.

 



Comentários

pub