Universidade do Algarve entregou prémios “Boas Práticas” e “Ensino Aprendizagem”

Prémios foram entregues este ano pela primeira vez

A Universidade do Algarve (UAlg) entregou, pela primeira vez, esta terça-feira, 18 de Maio,  o “Prémio Boas Práticas” e o “Prémio Ensino Aprendizagem”.

Em relação ao ano letivo 2019/20, foram distinguidas duas “Boas Práticas”: a “Formulação e Produção de Solução Antisséptica de Base Alcoólica com Extrato de Aloé” e a plataforma “Milage Aprender +”.

“Formulação e Produção de Solução Antisséptica de Base Alcoólica com Extrato de Aloé” foi desenvolvida por João Manuel Marreiros Duarte, assistente técnico da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).

«Esta solução antisséptica de base alcoólica foi produzida no início da pandemia da Covid-19, numa situação de carência de um produto desinfetante para as mãos, e permitiu fazer face à escassez desta solução, através da utilização de recursos disponíveis e até subaproveitados (Aloe arborescens), criando um produto com valor para a instituição», conta a UAlg.

O objetivo inicial desta prática foi disponibilizar desinfetante para usar no Departamento de Química e Farmácia da FCT, que, além das propriedades antissépticas (Etanol a 70%, com 0,014% de H2O2), ajudasse a prevenir a desidratação das mãos devido ao seu uso frequente. Esta prática permitiu satisfazer as necessidades da UAlg, tendo-se estendido o seu uso a todos os campi.

Quanto à plataforma “Milage Aprender +” foi desenvolvida por seis docentes: Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo, Custódia do Sacramento Cruz Fonseca, José Inácio de Jesus Rodrigues, Juan Carlos Sanchez Rodriguez, Marielba Silva de Zacarias e Paula Cristina Negrão Ventura Martins.

Esta é uma plataforma de ensino que tem como objetivo promover a criação de recursos digitais e a utilização de tecnologias de informação e comunicação (smartphones, tablets ou computadores) para a aprendizagem em qualquer lugar a qualquer hora, visando melhorar o desempenho de todos os alunos.

A plataforma foi desenhada implementando um modelo pedagógico que potencia as aprendizagens em qualquer disciplina do ensino básico, secundário e universitário. Com mais de 50 mil alunos, é usada na Universidade do Algarve e também na Universidade de Cádiz.

O “Prémio Boas Práticas da Universidade do Algarve” foi instituído com o objetivo de identificar e disseminar as melhores práticas implementadas na UAlg no âmbito do ensino e aprendizagem; investigação e desenvolvimento; comunidade e governança, reconhecendo o mérito dos seus responsáveis e das estruturas envolvidas.

Este ano, também pela primeira vez, foi entregue o “Prémio Ensino Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes”. Este Prémio é atribuído aos docentes que se destacam na avaliação feita pelos estudantes, que avaliam globalmente o seu desempenho, no âmbito dos inquéritos sobre a perceção do ensino e da aprendizagem.

Referentes ao ano letivo 2019/2020, foram contemplados com o “Prémio Ensino Aprendizagem UAlg – Professor do Ano distinguido pelos Estudantes” 16 docentes, dois por cada Unidade Orgânica, um de carreia e outro convidado.

 

Comentários

pub