Roadshow Autárquico percorre municípios algarvios com início em Lagoa

Evento estão planeados para ocorrerem presencialmente com número de participantes reduzido

Uma “caravana” composta por empresários, empreendedores e diversas instituições públicas vai percorrer os 16 concelhos do Algarve, durante os meses de Maio e Junho, para promover o empreendedorismo, a inovação e o espírito empresarial. O primeiro destes eventos acontecerá esta sexta-feira, 21 de Maio, às 10h00, no Convento de S. José, em Lagoa.

Restart Algarve Innovation | Roadshow Autárquico é uma iniciativa conjunta da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), da Universidade do Algarve (UAlg-CRIA) e do Núcleo de Empresários da Região do Algarve (NERA), «que uniram esforços na promoção do empreendedorismo, da inovação e da internacionalização na região, num período conturbado em que a retoma económica do Algarve, acompanhada por uma reflexão crítica sobre o seu futuro, se tornam prementes».

O Roadshow Autárquico consiste na realização de um périplo pelos vários concelhos da região, numa parceria institucional com os municípios algarvios, o IEFP, o IAPMEI e a CCDR-Algarve, ao longo de 16 sessões que vão decorrer nos meses de Maio e Junho.

A caravana do roadshow inicia o seu percurso em Lagoa, no dia 21 de Maio, no dia 25 é a vez de Faro e, a 28, segue-se Castro Marim. Os eventos no mês de Maio terminam em Albufeira, no dia 31.

A estrutura dos eventos é a de um dia aberto, dividido em dois workshops com várias palestras.

No período da manhã, o workshop “Cria a Tua Empresa”, promovido pela ANJE, tem como público-alvo jovens, empreendedores e desempregados e pretende estimular o interesse pela iniciativa empresarial, bem como dar algumas ferramentas úteis no processo de criação do próprio emprego ou negócio.

Durante a tarde, o workshop “Inovação, Internacionalização e Financiamento”, promovido pelo NERA, irá focar-se na apresentação de boas práticas empresariais nestes domínios, bem como das áreas prioritárias de financiamento por fundos europeus previstas no Plano de Recuperação e Resiliência e no Programa Operacional do Algarve 2021 – 2027.

Este workshop contemplará ainda a apresentação do Concurso de Projetos Inovadores “Inova Algarve 2.0” e tem como público-alvo empresários e quadros de startups e empresas do concelho.

A iniciativa pretende traçar também um retrato socioeconómico do Algarve que permita avaliar os impactos provocados pela atual pandemia e identificar estratégias de apoio à recuperação económica.

Para tal, serão convidados, em cada concelho, especialistas e profissionais de diferentes áreas – social, cultural, política e/ou económica – para debaterem, numa mesa redonda, o passado, o presente e o futuro do território.

Os eventos estão planeados para ocorrer presencialmente com um número de participantes reduzido (30 a 40 pessoas), cumprindo as normas sanitárias em vigor, e contemplam ainda a transmissão em direto nas redes sociais.

As inscrições para qualquer uma das sessões é obrigatória, sendo feita através de um formulário.

O roadshow Restart Algarve Innovation é apoiado pelo Programa Operacional Regional do Algarve 2014-2020 (CRESC Algarve 2020).

 



Comentários

pub