Projeto “Costas a Mexer” zela pela boa postura das crianças algarvias

Projeto começou na passada semana, em Faro e Tavira

Zelar pela boa postura das crianças algarvias é o grande objetivo do projeto “Costas a Mexer”, que a Administração Regional de Saúde do Algarve está a promover nas escolas do Algarve.

As primeiras sessões do projeto decorreram na semana passada, na EB 2,3 D. Afonso III em Faro e na Escola da Conceição de Tavira e Cabanas, às turmas dos 4º anos.

As equipas de Saúde Escolar, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da ARS Algarve estão a realizar sessões de educação para a saúde dirigidas às crianças dos 4º e 5º anos dos Agrupamentos de Escolas da região do Algarve, «com o objetivo de melhorar os hábitos posturais e promover comportamentos e estilos de vida saudável junto dos mais novos».

«Ao longo dos próximos meses, os profissionais de saúde vão percorrer as várias escolas da região, para de uma forma pedagógica e com recurso a materiais informativos, incluindo jogos, folhetos, livros e um vídeo didático, sensibilizar as crianças, os professores e os encarregados de educação para a importância de adoção de posturas adequadas nos diferentes contextos diários», revelou a ARS.

Os especialistas vão alertar, por exemplo, para «a correta utilização das mochilas, dando especial enfoque à arrumação e ao peso máximo recomendável, para prevenir o aparecimento de patologia da coluna vertebral».

No mesmo âmbito, «recorrendo a exemplos teórico-práticos, vão também promover hábitos e estilos de vida saudáveis, como a prática regular de exercício físico, o brincar ao ar livre, a alimentação saudável, a hidratação adequada e o repouso aconselhável, e a importância de reduzir o tempo de sedentarismo e de exposição excessiva a ecrãs digitais».

O projeto, que vai ser implementado pelas equipas dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região, pretende chegar a cerca de 8900 crianças do 4º e 5º anos das escolas algarvias.

 

Fotos: ARS do Algarve

 

 



Comentários

pub