Olhão comemorou 25 de Abril com inauguração do Jardim Salgueiro Maia

O jardim situa-se no bairro Horta Dr. Pádua, no centro da cidade olhanense

O município de Olhão assinalou o 25 de Abril, com a inauguração do Jardim Salgueiro Maia, no bairro Horta Dr. Pádua, no centro da cidade olhanense.

As cerimónias, «este ano mais simples devido às restrições impostas pela pandemia», começaram com o hastear das bandeiras, frente aos Paços do Concelho.

As comemorações prosseguiram no bairro Horta Dr. Pádua, onde o presidente da autarquia António Pina e o capitão de Abril Carlos Beato descerraram uma placa numa homenagem dos olhanenses ao militar Salgueiro Maia, nome dado ao jardim nesta cerimónia.

Carlos Beato, comandante do 6º pelotão da Escola Prática de Cavalaria na Operação Fim do Regime, ele próprio um dos capitães de Abril e braço-direito do militar na revolução dos cravos, evocou o homem com quem «teve o privilégio de partilhar muitas jornadas», dizendo que «foi o tipo de homem e o tipo de militar que viveu para servir e não para se servir».

O militar de Abril felicitou o Município de Olhão pela «feliz e oportuna iniciativa» de dar o nome de Salgueiro Maio a «este belíssimo, expressivo e significativo espaço».

Na inauguração deste novo espaço de lazer e desporto, António Pina revelou que «a escolha de um jardim para levar o nome de Salgueiro Maia foi propositada, porque Abril e a democracia são valores que têm que ser “regados” e vividos em comunidade».

O autarca afirma ainda que é necessário «lembrar às gerações mais jovens quem foi Salgueiro Maia e o que representa o 25 de Abril em termos de libertação da opressão da ditadura».

 



Comentários

pub