Mundial de XCO: Portugal alcança melhor resultado de sempre na prova de elite

David Rosa e Rúben Almeida conseguiram hoje, em Saalfelden, Áustria, o melhor resultado de sempre de Portugal na prova de […]

David Rosa e Rúben Almeida conseguiram hoje, em Saalfelden, Áustria, o melhor resultado de sempre de Portugal na prova de elite do Campeonato do Mundo de cross country olímpico (XCO), concluindo a corrida, respectivamente, na 39.ª e na 40.ª posições.

“Por apenas 5 segundos não passaram à última ronda, perdendo uma volta para os homens da frente. Mas, apesar disso, foi um desempenho histórico, que traduz uma evolução muito boa, de mais de dez posições relativamente ao ano passado”, congratula-se o selecionador nacional Pedro Vigário. O terceiro português em prova foi Tiago Ferreira, 63.º, a três voltas dos melhores.

A Suíça dominou totalmente a competição, preenchendo o pódio em regime de exclusividade. Os helvéticos usaram uma estratégia concertada, que deu frutos. Todos os corredores da seleção aumentaram o ritmo a três voltas do fim, deixando os rivais mais diretos pregados na pista.

Nino Schurter, que liderou grande parte da corrida na companhia do italiano Marco Aurelio Fontana, isolou-se para conquistar o título mundial, repetindo o feito que já alcançara em 2009.

Vindo de trás, Lukas Flückiger ultrapassou Fontana e o francês Stéphane Tempier, chegando ao segundo lugar, a 29 segundos do vencedor. Mathias Flückiger, também com um desempenho em progressão, fechou o pódio, a 51 segundos.

No setor feminino, Joana Barbosa foi a 47.ª, a três voltas da francesa Julie Bresset, que se sagrou campeã mundial, cortando a meta isolada. A segunda classificada foi a norueguesa Gunn-Rita Flesjaa, a 1m47s, e a terceira foi Georgia Gould, dos Estados Unidos da América, a 3m12s.

“A participação da Joana Barbosa era uma incógnita, porque se estreava em palcos deste calibre. O resultado permite-nos aferir a posição relativa do BTT feminino nacional face às outras nações”, constata o técnico nacional.

Portugal teve dois representantes na corrida de juniores. Gonçalo Amado foi o 49.º classificado, concluindo a corrida dois lugares mais bem colocado do que o compatriota José Pedro Dias.

A vitória foi para o neozelandês Anton Cooper, que deixou três franceses nos lugares imediatos. Victor Koretzky garantiu a medalha de prata, a 2m17s do vencedor, e Titouan Carod conseguiu a medalha de bronze, a 2m34s. Quanto aos lusos, Gonçalo Amado ficou a 10m55s e José Pedro Dias a 11m28s.

“O Gonçalo Amado tem sido perseguido pelo azar. Hoje ficou preso numa queda, logo de início. Depois do percalço ainda recuperou cerca de 20 posições. O José Pedro Dias, como estreante, esteve muito bem, cumprindo com o que lhe pedimos”, analisa Pedro Vigário.

Amanhã, a partir das 12h30 (hora portuguesa), três corredores lusos participam nas corridas de eliminação: O sub-23 Mário Costa, o júnior Gonçalo Amado e a elite Joana Barbosa.

Comentários

pub