É fã de poké bowls? Saiba onde pode comer o seu no Algarve

Apesar da oferta não ser tão vasta como em outras zonas do país, os pokés vieram para ficar e no Algarve já vão aparecendo, para marcar a diferença

Poké é um dos principais pratos da cozinha havaiana. A palavra poké significa cortar em pedaços. A sua versão original e mais simples, servida numa taça, segundo Rachel Laudan no livro The Food of Paradise, consiste em  «pedaços de peixe cru temperados com sal havaiano, algas e nozes kukui tostadas».

Este prato que está tão em voga nos dias de hoje e invade as redes sociais pelo seu aspeto bonito e colorido, consiste numa taça onde a principal fonte de proteína é peixe cru cortado em cubos. Nesta refeição, encontra um prato saudável, com grande valor nutricional.

Hoje em dia, cada um faz a sua poké com os ingredientes que mais gosta, no entanto, são quase todos acompanhados por legumes, frutas, frutos secos e arroz cozido.

No Algarve, ainda não é muito visto, mas, ainda assim, conseguimos encontrar alguns restaurantes ou cafés que servem esta iguaria havaiana.

Vamos às sugestões?

 

 

 

Começamos por Faro, com o Adão Bar. Aqui trabalha-se com artigos produzidos na região, em colaboração com pescadores e agricultores, trazendo o que de melhor existe para a sua refeição.

Num espaço moderno, cheio de requinte e com uma vista para a Doca de Faro, o Adão prima pela simpatia e bom atendimento.

«Aqui no Adão a cronologia é a vista para o mar onde se reúnem as condições naturais para apreciar os melhores sabores locais, acompanhado de uma identidade com glamour parisiense de braços abertos para os locais e seus visitantes.»

Atum, salmão, gamba, polvo… São algumas das opções que pode escolher para a sua taça. É vegetariano? Não tem problema, também há opção para si.

 

 

 

O Ramen Ya, também em Faro,  veio marcar a diferença na cidade, servindo ramen, mas também pokés.

A opção não é tão vasta, uma vez que este restaurante serve outros pratos, mas tem três opções de poké com peixe (atum, salmão e camarão), um vegetariano e um para crianças. O poké de criança é exatamente igual ao do adulto, a única coisa que difere é o tamanho da porção.

 

 

 

Em Olhão, terra de pescadores, não poderia faltar esta iguaria. Pode saborear uma tigela cheia de saúde no Mogno – Your Natural Choice . Quer personalizar e construir a sua própria poké? No Mogno, pode fazê-lo.

«A nossa confeção é saudável, cheia de sabor, equilíbrio, criatividade e inovação, mas também honesta, realçando os aromas naturais de cada um dos ingredientes que compõem o tentador menu e que garantem uma experiência única.»

Os preços andam entre os 8 e os 13 euros e as opções são mais que muitas.

 

 

 

Ptm DownTown fica em Portimão e é um restaurante ligado a um hostel com o mesmo nome. Situado no centro histórico de Portimão, junto ao largo da Mó e no fim da conhecida Rua das Lojas, com um ambiente calmo e descontraído, pode desfrutar do seu poké no jardim “secreto” e aproveitar para relaxar.

«As nossas pokés são todas à base de arroz thai. A oferta é vasta e acompanha sempre com quatro ou cinco legumes. Vamos ainda implementar na carta de Verão uma de tataki de atum com edamame, que acreditamos que vai ser um sucesso!»

O espaço é muito convidativo e cheio de cor, tal como a bowl que escolher. Os proprietários afirmam «como restaurante inovador que somos, não podíamos deixar de ter algo tão trendy

 

 

 

Do outro lado do Algarve, em Lagos, podemos ir experimentar o Poké Lagos.

Neste restaurante de comida saudável, também pode optar por construir a sua poké ou experimentar as de assinatura do chefe.  Localizado apenas a alguns metros do centro da cidade e da marina, o Poké de Lagos tem uma vasta opção no menu e no Verão é visita obrigatória.

«Todos os dias selecionamos os peixes mais frescos e com qualidade para a elaboração de sushi. Os nossos peixes vêm inteiros. O nosso toque moderno e exclusivo destaca cortes nobres e nós construímos a sua tigela sob encomenda. São infinitas combinações de bases, temperos e coberturas para personalizar e desfrutar».

 

Nota 1: Um dos espaços acima mencionados, o Downtown em Portimão, está fechado, dada à situação atual que estamos a viver. No entanto, para todas as sugestões, a opção take-away está sempre disponível e, para alguns, o home delivery também.

Nota 2: Este artigo apresenta apenas algumas sugestões e não pretende ser exaustivo. Certamente, haverá muitos outros restaurantes, que não são aqui referidos. Se quiser, envie-nos informação que julgue útil para o email: [email protected]

Nota 3: Todas as despesas eventualmente feitas em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos sugeridos nestes artigos são pagas pelo Sul Informação. Além disso, o que apresentamos são sugestões e não publicidade paga pelos estabelecimentos referidos.

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

 



Comentários

pub