Vilamoura: Dupla portuguesa sobe ao 4º lugar no Mundial de Vela

Competição está a acontecer em Vilamoura

Foto: Uros Kekus Kleva

Os velejadores Diogo e Pedro Costa ascenderam esta terça-feira, 9 de Março, ao 4º lugar do Campeonato do Mundo da classe 470 que decorre em Vilamoura até ao próximo sábado.

Com esta classificação, os irmãos Costa são agora os mais bem posicionados para ocupar a única vaga olímpica para os Jogos de Tóquio 2020, que está a ser discutida por 6 países.

«As condições estavam muito boas na primeira regata e tivemos a sorte de fazer um 2º lugar. Na segunda regata não encontrámos o ritmo. No Inverno, fizemos uma boa preparação e aqui estamos a fazer o melhor que sabemos. Vamos ver o que acontece», afirmou Pedro Costa.

Nas cinco regatas realizadas neste campeonato até ao momento, os velejadores portugueses conseguiram já dois segundos lugares, revelando alguma dificuldade na última prova de ontem, 9 de Março.

Neste segundo dia de provas, a dupla espanhola Jordi Xammar e Nicolas Rodriguez, líderes do ranking mundial e atuais vice-campeões mundiais, reforçaram a liderança vencendo mais uma das regatas e revelando estar mais próximo do objetivo traçado.

«Esperamos ser campeões do mundo. Hoje cometemos uns erros mas ainda temos muito campeonato pela frente. Vamos trabalhar», realçou Jordi Xammar.

Com as condições de vento a mudarem da primeira para a segunda regata do dia a frota de 77 tripulações teve de se adaptar, mas a dupla sueca Anton Dahlberg e Fredrik Bergström, conseguiu manter o segundo lugar obtido ontem.

A dupla russa Pavel Sozykin e Denis Gribanov superaram bem a instabilidade do vento, com constantes mudanças de direção, conseguindo vencer a segunda regata e ascender ao terceiro posto.

Na competição feminina, as espanholas Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina subiram ao primeiro lugar trocando de posição com as francesas Camille Lecointre e Aloïse Retornaz, atuais campeãs da Europa, agora em segundo.

A dupla israelita Noya Bar-Am e Shahar Tibi ascendeu ao terceiro lugar.

No primeiro dia do campeonato da Europa de classe RS:X, modalidade olímpica do windsurf , os favoritos da modalidade confirmaram o seu nível, com o holandês Kiran Baldos a vencer e mostrar que está disposto a revalidar o título de campeão europeu e somá-lo ao de campeão mundial.

O polaco Piotr Myszka, duas vezes campeão do mundo, conseguiu o segundo lugar e o israelita Yoav Cohen fechou o top 3 após a única regata do dia.

Na competição feminina, a dinamarquesa Laerke Buhl-Hansen lidera, seguida da italiana Giorgia Speciale e da polaca Zofia Noceti Klepacka.

 



Comentários

pub