Gandhi estreia novo “Jardim dos Ilustres” em Albufeira

Este jardim situa-se na Avenida dos Descobrimentos

O “Jardim dos Ilustres”, em Albufeira, já tem o seu primeiro homenageado. Trata-se de Mahatma Gandhi, cujo busto, oferecido pela Embaixada da Índia em Lisboa, foi inaugurado na passada semana. 

Este jardim situa-se na Avenida dos Descobrimentos. Para encerrar as comemorações mundiais dos 150 anos de nascimento de Mahatma Gandhi, a embaixada da Índia em Lisboa ofereceu, então, um busto do grande líder espiritual a Albufeira.

A inauguração contou com a presença da embaixadora K. Nandini Singla, de José Carlos Rolo, presidente da Câmara, e Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal.

Gandhi é reconhecido como uma das personalidades que mais tem inspirado, ao longo da História, os movimentos pelos direitos civis e pela liberdade dos povos.

«É uma figura carismática, que marca a humanidade e é uma honra para Albufeira ter sido uma cidade escolhida para merecer esta estátua», considera José Carlos Rolo.

O autarca também vê nesta ação «um agradecimento a Albufeira por ser uma cidade acolhedora, uma cidade educadora, um lugar de turismo onde também se recebe sem racismo nem xenofobia».

Por seu turno, Paulo Freitas invocou a importância e necessidade de uma «sociedade humanista, seguidora das premissas desse grande líder espiritual» e que «Albufeira tem sabido dar resposta, o melhor que pode, a quem mais necessita. Estamos a falar de pessoas, que são o que há de mais importante na vida das sociedades e instituições».

A Embaixada da Índia em Lisboa, liderada pela embaixadora K. Nandini Singla, agradeceu a Albufeira pela sua atitude fomentadora de paz entre os povos, bem como pelo apoio que dá à comunidade indiana, maioritariamente ligada a atividades turísticas e comerciais, havendo também um número considerável de pessoas que se encontram a trabalhar na higiene urbana do concelho.

Com a inauguração deste busto, abre-se assim o “Jardim dos Ilustres” em Albufeira, situado na Avenida dos Descobrimentos.

Trata-se de um espaço reservado às personalidades que marcaram de modo absoluto a humanidade, pelas suas ações éticas e pelo seu pensamento relevante para a liberdade e igualdade dos povos de todo o mundo.

José Carlos Rolo lembra ainda que «este espaço serve não só para fins educativos e culturais, mas também para dizer do multiculturalismo do concelho, cujas escolas já chegaram a acolher crianças de 70 nacionalidades».

Comentários

pub