Ministra e a falta de apoio aos pequenos agricultores algarvios: «ninguém está de fora»

Pequenos agricultores algarvios escreveram carta, com queixas, à ministra

«Ninguém está de fora». É assim que Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, reage às recentes queixas, de pequenos agricultores algarvios, sobre a falta de apoios devido à pandemia da Covid-19. A governante revelou que o Governo está a aguardar «que a Comissão Europeia autorize eventuais apoios a produtos e produtores que estejam a sofrer mais com esta crise». 

Em declarações ao Sul Informação, à margem de uma ação de sensibilização destinada a migrantes em que participou esta quarta-feira, 22 de Abril, em Estiramantens (Tavira), a ministra, confrontada com estas queixas, explicou como, «neste momento, o único instrumento disponível a fundo perdido é o programa operacional de frutas e hortícolas, que decorre dos programas operacionais, que são uma imposição da Comissão Europeia»

Esta era uma das queixas dos pequenos agricultores algarvios, subscritores da carta enviada a Maria do Céu Albuquerque: «não se pode assistir apenas a medidas de apoio que carecem de apresentação de uma candidatura à operação “Cadeias Curtas e Mercados Locais”», diziam.

Ainda assim, segundo a ministra, «não há outra medida, neste momento, para ser atribuída nomeadamente com quem sofre a quebra da procura».

A governante garantiu, contudo, que «estamos a aguardar que a Comissão Europeia autorize eventuais apoios a produtos e produtores que estejam a sofrer mais com esta crise, mas, neste momento, não há essa autorização propriamente dita».

Quanto às retiradas de mercado, Maria do Céu Albuquerque explicou como apenas se destinam a «organizações de produtores».

E este é outro ponto contestado pelos agricultores que, defendem, «não podemos assistir ao apoio financeiro à retirada de mercado de produtos que são apoiados na sua fase de instalação e manutenção e que recorrem a mão de obra temporária de proveniência externa, mantida em condições criticáveis».

Confrontada com isto, a ministra disse que «existem outras medidas para apoiar todos os agricultores, desde linhas de crédito e há um conjunto de medidas de carácter mais imaterial, para criar condições para o estímulo de produtos locais».

«Ninguém está de fora. Estamos todos dentro de uma situação excecional. Ninguém estava preparado para isto. O que temos de encontrar são formas de mitigar os efeitos das quebras da procura que vão existir inevitavelmente, mas que não dependem só da nossa autorização, mas também da Comissão Europeia», concluiu.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

 

Comentários

pub