IPDJ lança campanha para que se possa #SerJovememCasa

Instituto da Juventude irá sugerir atividades e prestar informação através das suas plataformas online

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) ativou a campanha #SerJovememCasa, com propostas de atividades, oficinas e informações para a juventude disponíveis online.

Esta campanha decorrerá nas várias plataformas do IPDJ, através do seu novo Portal e das suas redes sociais, Instagram e Facebook. «Será disponibilizado, diariamente, um conjunto alargado de informações dirigidas à população jovem, mas também de iniciativas e atividades que possam enriquecer o seu tempo livre», descreve o instituto.

«Num contexto em que milhares de jovens se encontram nas suas casas, o tempo passado em confinamento não tem de ser privado de um conjunto de estímulos, nomeadamente no que se refere à procura ativa de informação, ao pensamento crítico, assim como à aquisição de competências e experiências enriquecedoras para o percurso dos/as jovens enquanto cidadãos/cidadãs participativos/as no exercício da sua cidadania», considera o IPDJ.

Durante a campanha estará disponível informação acerca de respostas que o IPDJ já disponibiliza e «que o qualificam enquanto entidade pública no sector da juventude, nomeadamente a saúde e bem-estar juvenil, o associativismo e programas cujas candidaturas se encontram a decorrer. Nesta campanha pretende-se, também, criar um espaço de partilha de informação útil proveniente de fontes fidedignas para a juventude».

Também serão promovidas atividades como oficinas, webinars e momentos de partilha de informação para os jovens, que irão «ao encontro dos seus interesses e motivações, como por exemplo oficinas ligadas às artes, à criação de conteúdos ou ainda a um estilo de vida mais ecológico. Terão lugar debates sobre questões que têm impacto na juventude, abordar-se-á a questão da segurança online, os direitos da juventude, entre muitas outras».

«A campanha conta com a participação e um enorme comprometimento de todo o tecido associativo jovem. Diversas associações de norte a sul do país aderiram à campanha #SerJovememCasa e disponibilizarão as suas atividades para a juventude a nível nacional, tratando-se por isso de uma campanha diversificada nos conteúdos que se compromete apresentar», assegurou o IPDJ.

Nesta primeira semana de campanha, os jovens podem contar «com workshops e desafios artísticos, oficinas de autoconhecimento ou, ainda, uma aula de italiano lúdica». A campanha contará também com conteúdos destinados a profissionais de juventude, nomeadamente um webinar sobre a prevenção da radicalização violenta na juventude e o IPDJ disponibilizará informação útil no que diz respeito aos seus programas e a sua adaptabilidade em tempos de pandemia.

A campanha foi lançada na sexta-feira, 17 de Abril, Dia Europeu da Informação aos Jovens.

Comentários

pub