VRSA e Silves reforçam desinfeção de espaços públicos e de contentores do lixo

Limpeza incidirá em ruas e avenidas, mas também em acessos a supermercados, farmácias e outro equipamentos usados pelo público

As Câmaras de Vila Real de Santo António e de Silves vão também realizar a lavagem e desinfeção preventiva de ruas e avenidas de todas as freguesias dos respetivos concelhos e intensificar a limpeza de contentores de lixo, para minimizar os riscos de contágio da Covid-19.

A higienização de espaços públicos irá igualmente incidir sobre equipamentos de uso público e mobiliário urbano, assim como espaços considerados prioritários, tais como as ruas pedonais ou os acessos aos mercados, farmácias e supermercados, bancos públicos, parques infantis, multibancos e acesso a cemitérios.

No caso de VRSA, as ações de limpeza serão realizadas duas vezes por semana, «durante a noite, ao longo de vários dias, e os produtos utilizados são seguros para a circulação de pessoas e de animais de companhia».

Em Silves, os trabalhos, que serão realizados em articulação pela Câmara e pelas Juntas de Freguesia do concelho, «irão decorrer, de forma faseada e gradual».

«Apesar de limitados em termos de recursos, este trabalho será efetuado em simultâneo em todas as freguesias, por duas viaturas e uma equipa de dois operacionais que irão higienizar os locais mencionados anteriormente e de um trator com barra de pulverização que irá ser direcionado para os locais de maior afluência e passagem de pessoas, como o passeio vermelho da zona ribeirinha em Silves e a frente mar em Armação de Pêra», descreveu a autarquia silvense.

As duas autarquias também intensificaram a higienização de contentores e zonas adjacentes.

 

 

«Com estas medidas, acreditamos estar a contribuir para um reforço da prevenção da infeção por Covid-19 no nosso concelho, pelo que desenvolveremos todos os esforços para prosseguir estas ações e para adquirir os produtos necessários para a correta desinfeção dos espaços públicos», acredita Conceição Cabrita, presidente da Câmara de VRSA.

O município aproveitou para apelar à correta deposição dos resíduos nos contentores, «de preferência ao final do dia, tendo sempre o cuidado de fechar bem os sacos do lixo, assim como a tampa do contentor. Da mesma forma, alerta-se para que todos os resíduos de pessoas infetadas com Covid-19 (ou com essa suspeita) sejam colocados em sacos de lixo resistentes, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade. Estes sacos devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e depositados no contentor de lixo comum».

 

Fotos: Câmara de VRSA

Comentários

pub