Portugal entra em fase de mitigação e todos os suspeitos de Covid-19 serão testados

Fase de mitigação significa que já há cadeias de transmissão estabelecidas em Portugal

Portugal entrou, esta segunda-feira, 16 de Março, na fase de mitigação devido ao surto do novo coronavírus. A partir de agora, todos os doentes suspeitos vão ser testados. 

O despacho, assinado por Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, que dá início à fase de mitigação acaba de ser publicado.

É que, justifica o documento, «importa adaptar a abordagem clínica dos doentes com suspeita e infeção confirmada por SARS-CoV-2 no SNS. Para isso, urge aplicar medidas de mitigação que garantam a adequação e sustentabilidade do SNS».

De acordo com o despacho, quando se entra em fase de mitigação, todos os doentes com suspeita de COVID-19 «são submetidos à realização de testes laboratoriais, em qualquer Serviço de Urgência com capacidade para tal, por prescrição médica, sob validação do Chefe de Equipa, e sem recurso à LAM (Linha de Apoio ao Médico) da Direção-Geral da Saúde».

Quando se entra em fase de mitigação, isso significa que já há cadeias de transmissão do Covid-19 estabelecidas em Portugal. Também quer dizer que as medidas de prevenção não foram eficazes.

Nesta fase, os hospitais privados também são chamados a estarem envolvidos no diagnóstico e na própria gestão dos casos.

Comentários

pub