Concurso “Sabor com Saúde” revela novas criações de gastronomia e doçaria são-brasense

O Mercado Municipal de São Brás de Alportel acolheu, no passado sábado, dia 23, sessão de apresentação das propostas selecionadas […]

O Mercado Municipal de São Brás de Alportel acolheu, no passado sábado, dia 23, sessão de apresentação das propostas selecionadas do Concurso “Sabor com Saúde”, uma iniciativa da Câmar alocal, sob coordenação de Marlene Martins, estagiária da licenciatura de Dietética e Nutrição, da Universidade do Algarve, que desafiou estabelecimentos de restauração e doçaria a criar pratos e doces muito saborosos e ainda mais saudáveis.

Esta iniciativa dá continuidade a todo o trabalho desenvolvido pela autarquia são-brasense na promoção da saúde e bem-estar da população, tendo por objetivo alertar os setores da restauração e doçaria para a importância de adaptar a oferta às recentes tendências de mercado, cada vez mais sensibilizado para as questões da saúde e do bem-estar e para a necessidade de criar receitas mais saudáveis.

O concurso “Sabor com Saúde”, constituído por duas categorias: Refeição Saudável, para sugestões de receitas para prato principal; e Doces e Sobremesas Saudáveis, dedicada à elaboração de doces ou sobremesas saudáveis.

Contou com a participação dos restaurantes Iguarias da Serra, Mahraja Patiala, Mesa do Chefe, Sabores do Campo e Vila Velha e das doçarias Casa Reis, Doçaria Regional São Romão de Maria Teresa Neves, Mónica Mendonça e Pastelaria Dofir.

O júri, constituído por cinco elementos, representantes do Curso de Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, da Entidade Regional de Turismo do Algarve, da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, analisaram as receitas propostas a concurso, valorizando as receitas que privilegiaram o uso de produtos tradicionais, seguem os princípios da dieta mediterrânica e apresentaram um valor nutricional mais adequado.

 

Depois de uma difícil escolha, o júri decidiu:

1.º lugar na categoria de Refeição Saudável – Restaurante “Mesa do Chef”, situado em Peral, com a proposta “Massa Cremosa com Alho, Camarão e Vegetais”.

1.º lugar na categoria de Doces e Sobremesas Saudáveis – Pastelaria Dofir, situada na Avenida da Liberdade, em São Brás de Alportel com uma sugestão de “Favo de Doce à Dofir” composta por fruta, amêndoas e mel.

No âmbito deste projeto de estágio, decorreram ainda nos últimos meses diversas ações de informação e sensibilização, dirigidas a diferentes públicos, no sentido de melhor informar a comunidade para a adoção de hábitos de consumo alimentar mais saudáveis.

O Mercado Municipal de São Brás de Alportel foi palco de várias sessões de informação, orientadas por Marlene Martins que disponibilizou diferentes receitas saudáveis e económicas e newsletters informativas sobre vários temas da área da nutrição, tais como, alimentação saudável e económica, ervas aromáticas e especiarias, leguminosas, entre outros alimentos e temáticas de promoção da saúde.

Todos estes materiais informativos com dicas de nutrição, receitas, entre outras informações podem agora ser consultadas no sítio do município na internet, em www.cm-sbras.pt

Comentários

pub