Trabalhadores da NAV desconvocam greve nos aeroportos portugueses

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da NAV e o ministro da Economia Álvaro Santos Pereira chegaram hoje a uma plataforma […]

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da NAV e o ministro da Economia Álvaro Santos Pereira chegaram hoje a uma plataforma de entendimento, noticia o jornal «Sol», citando o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA).

O «Sol» acrescenta que os trabalhadores da empresa de navegação aérea irão reunir-se hoje à noite com os sindicatos e «tudo aponta para que a paralisação de cinco dias que iria começar na sexta-feira seja cancelada».

Este entendimento entre os trabalhadores e o Governo evitará o cancelamento de 2646 voos que iriam afectar cerca de 400 mil passageiros nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Açores e Madeira, segundo dados da ANA – Aeroportos de Portugal enviados ao «Sol».

As reuniões entre os trabalhadores e o ministro da Economia começaram ontem e durante o dia de hoje Álvaro Santos Pereira comprometeu-se a olhar com atenção para a situação específica da NAV no que concerne aos cortes salariais e de custos.

«O ministro propôs a criação de um grupo de trabalho que irá reflectir sobre esta situação», disse ao «Sol» Vítor Mesquita, do SITAVA.

Os representantes dos trabalhadores aceitaram a proposta do ministro, tendo-a considerado um passo em frente nas negociações. Neste momento está a ser redigido um documento comum que deverá ser aprovado esta noite pelos mil trabalhadores da NAV, onde está previsto o cancelamento da greve.

No Algarve, a greve da NAV e ainda a da TAP tinha sido considerada pelo Turismo do Algarve e pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve como tendo «efeitos desastrosos» no turismo da região.

 

Comentários

pub