Loulé apresenta livro sobre a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva

A entrada é livre

O livro “A Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva – Perspetiva Histórica” é apresentado na próxima terça-feira, 1 de Outubro, às 19h00, no auditório do Solar da Música Nova, em Loulé. 

A obra é da autoria de Luísa Martins, historiadora e técnica superior na Câmara de Loulé.

Este livro surge no contexto das comemorações do 140º aniversário da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.

O livro resulta de um trabalho de recolha, salvaguarda e organização de algum espólio documental preservado pelo Museu Municipal de Loulé, em colaboração com a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.

Trata-se de uma perspetiva histórica a partir de documentos originais, artigos de jornais e outras publicações, entrevistas, fotografias e outras fontes.

«Com este livro fica sinalizada uma memória de uma Sociedade Filarmónica centenária integrada num concelho e numa população para quem a música foi sempre espaço para troca de ideias, para aprendizagem e para divulgação da Arte de Minerva», diz a Câmara de Loulé.

Luísa Fernanda Guerreiro Martins é licenciada em História, pós-graduada em História Regional e Local e em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade, mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e doutora em História – Estudos da Presença Portuguesa em África. Em 1986 ingressa na Administração Pública como docente e formadora.

Em 1996 exerce funções técnico-pedagógicas e de investigação na Delegação Regional do Algarve do Ministério da Cultura, no Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga do Instituto de Investigação Científica Tropical, e na Câmara Municipal de Loulé, onde ingressa em 1999.

Exerceu as funções de dirigente nesta autarquia e atualmente integra a equipa do Serviço de Investigação da Câmara Municipal de Loulé.

A apresentação do livro, que acontecerá no Dia Mundial da Música, estará a cargo de Ana Isabel Soares, docente da Universidade do Algarve.

A entrada é livre.

Comentários

pub